Guinness: gêmeas japonesas de 107 anos são as mais velhas do mundo

Publicado em 21 de setembro de 2021, em Notícias do Mundo

As irmãs foram certificadas pelo Guinness como as gêmeas idênticas vivas mais velhas do mundo aos 107 anos e 330 dias.

Umeno (à esq.) e Koume (à dir.) com seus certificados (Guinness World Records)

Duas irmãs gêmeas foram certificadas pelo Guinness World Records como as gêmeas idênticas vivas mais velhas do mundo aos 107 anos e 330 dias, disse a organização na segunda-feira (20).

Publicidade

O anúncio coincidiu com o Dia do Respeito ao Idoso, feriado nacional no Japão.

Umeno Sumiyama e Koume Kodama nasceram em Shodoshima, ilha da província de Kagawa, em 5 de novembro de 1913, como a terceira e quarta de 11 irmãos.

Desde 1º de setembro as irmãs quebraram o recorde anterior de 107 anos e 175 dias estabelecido pelas irmãs japonesas Kin Narita e Gin Kanie, segundo o Guinness.

Cerca de 29% da população de 125 milhões de pessoas no Japão, a nação que envelhece mais rápido no mundo, têm 65 anos ou mais, de acordo com o ministério da saúde e bem-estar. Cerca de  85.610 delas são centenárias, metade das quais fazem 100 anos em 2021.

Sumiyama e Kodama viveram separadas após terminarem o ensino escolar básico, quando Kodama foi enviada para trabalhar como faxineira na província de Oita. Posteriormente, ela se casou lá, enquanto Sumiyama continuou na ilha onde cresceram e ela também fez sua própria família.

Ocupadas com suas vidas corridas por décadas, as irmãs raramente se encontravam até elas completarem 70 anos, quando elas começaram a fazer peregrinações juntas a cerca de 88 templos em Shikoku e desfrutavam do tempo juntas.

Devido a medidas anticoronavírus, os certificados para o novo recorde foram enviados separadamente a asilos onde elas vivem agora.

Fonte: Japan Today

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken