Malária resistente a medicamento está se espalhando na África

A malária é considerada uma das 3 maiores doenças infecciosas, junto com a tuberculose e a AIDS.

Um anopheles, mosquito transmissor da malária (ilustrativa/banco de imagens)         

Um grupo internacional de pesquisadores descobriu que uma forma de malária que é resistente a um dos medicamentos mais eficazes para tratá-la está se espalhando rapidamente na África Oriental.

Publicidade

A malária, uma doença causada por protozoário carregado por mosquitos, é considerada uma das três maiores doenças infecciosas, junto com a tuberculose e a AIDS. A Organização Mundial da Saúde – OMS diz que todos os anos cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo são infectadas por ela, e mais de 400 mil morrem.

Um grupo incluindo pesquisadores da universidade japonesa Juntendo e da universidade ugandense de Gulu estudaram a propagação da malária resistente ao medicamento artemisinina na Uganda. Eles divulgaram o resultado da pesquisa no New England Journal of Medicine.

O grupo diz que 14 pacientes, ou 5,8% dos 240 estudados, mostraram evidência de resistência ao artemisinina. Treze dos 14 pacientes foram infectados por parasitas com mutações características associadas com resistência ao artemisinina.

Enquanto nenhum paciente tenha apresentado essas mutações em testes de sangue conduzidos em 2015, 16% daqueles testados em 2019 os tinham.

O grupo de pesquisa reportou pela primeira vez a emergência de protozoários resistentes ao artemisinina há 3 anos. Ele diz que o mais recente estudo confirma que a malária resistente ao medicamento está realmente se espalhando.

O professor Tohishiro Mita da Universidade de Juntendo diz que um sistema para monitorar a malária resistente a medicamento e o desenvolvimento de outros remédios são necessários.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Adolescente vacinada com a primeira dose morre de Covid-19

Publicado em 23 de setembro de 2021, em Sociedade

Foi a primeira morte de uma pessoa com faixa etária teen na província de Kanagawa.

Imagem ilustrativa (PM)

Na quarta-feira (22) a prefeitura de Yokohama (Kanagawa) informou sobre a morte de uma adolescente.

Publicidade

Ela tinha uma doença pulmonar crônica e estava se tratando em casa, usando máscara de oxigênio. Foi internada em um hospital da cidade em 20 de agosto porque sua condição respiratória piorou. 

No dia seguinte, 21, o teste de PCR revelou a infecção pelo novo coronavírus. Depois disso, a condição piorou gradativamente e ela morreu em 18 de setembro, devido a Covid-19. Tinha recebido a primeira dose da vacina e a rota da infecção é desconhecida.

Fonte: Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!