País pede às pessoas que joguem fora smartphones chineses

Publicado em 23 de setembro de 2021, em Notícias do Mundo

A Lituânia pediu às pessoas que se livrem de smartphones chineses, afirmando que eles podem censurar automaticamente os textos dos usuários.

Um smartphone da chinesa Xiaomi (banco de imagens)

O governo da Lituânia pediu às pessoas que se livrassem de seus smartphones chineses e evitassem comprar novos, afirmando que alguns deles tinham a habilidade de encontrar e censurar certos termos como “movimento democracia” nos textos dos usuários.

Publicidade

“Nossa recomendação é não comprar smartphones chineses e se livrar dos já adquiridos o mais depressa possível”, disse o vice-ministro da defesa da Lituânia, Margiris Abukevicius, aos repórteres na terça-feira (21).

Em um relatório divulgado na terça-feira, o Centro Nacional de Cibersegurança do ministério da defesa disse que smartphones Mi 10T 5G vendidos na Europa pela Xiaomi da China, por exemplo, eram capazes de detectar e censurar termos incluindo “Tibet livre”, “vida longa à independência de Taiwan” ou “movimento democracia”.

Discussões sobre movimento pró-independência no Tibet, soberania de Taiwan e movimento pró-democracia em Hong Kong são assuntos altamente sensíveis na China. Esses termos são altamente censurados na mídia social chinesa e as pessoas que discutem esses tópicos são punidas.

O relatório da Lituânia disse que a função de censura geralmente é desligada nos smartphones na União Europeia, mas ela pode ser ligada de volta remotamente.

“Isso é relevante não somente para a Lituânia, mas também para todos os países que usam equipamento Xiaomi”, disse o centro.

A fabricante de smartphone cresceu em popularidade com modelos acessíveis, registrando um aumento de 64% nos lucros no segundo trimestre comparado ao ano passado.

O relatório também destacou uma falha no smartphone 5G P40 da chinesa Huawei, a qual coloca usuários sob risco de violações de cibersegurança.

Fonte: Business Insider, BBC

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken