Número recorde de estagiários estrangeiros no Japão abandonaram seus postos de trabalho 

Segundo especialistas, os estagiários técnicos estrangeiros acabam abandonando seus empregos em busca de outros que pagam melhor. O maior grupo é o de vietnamitas.

A 104.802, os vietnamitas representaram o maior grupo, seguidos pelos chineses, a 79.959 (imagem ilustrativa)

O número de estagiários técnicos estrangeiros que desapareceram enquanto trabalham no Japão aumentou durante o primeiro semestre deste ano, atingindo a marca de três mil para um período de seis meses pela primeira vez.

Publicidade

O Ministério da Justiça sugere que o número total de desaparecimentos para 2017, que foi de 3.205, provavelmente, chegará aos seis mil, que seria um recorde anual se a tendência continuar.

Segundo especialistas, os estagiários técnicos estrangeiros acabam abandonando seus empregos em busca de outros que pagam melhor.

Início do programa de estágio técnico em 1993

O Japão iniciou um Programa de Estágio Técnico em 1993 para ensinar habilidades a jovens de países em desenvolvimento na esperança de que conhecimento e técnicas seriam repassadas e aproveitadas de alguma forma.

Sob o programa, o Japão aceita cidadãos estrangeiros não qualificados para trabalharem como estagiários por um certo período.

Os estagiários trabalham em indústrias como agricultura, pesca, construção e processamento de alimentos. O número de categorias de trabalho as quais eles têm permissão para se engajar aumentou para 77 recentemente, com a de enfermagem adicionada em novembro.

O aumento no número de desaparecimentos ocorre após o Ministério da Justiça ter começado a exercer uma supervisão mais abrangente de empresas e organizações que relatam tais casos.

As empresas envolvidas em má conduta, como falha no pagamento de salário, foram forçadas a se retirarem do programa de treinamento.

Os vietnamitas representam o maior grupo de estagiários técnicos estrangeiros no Japão

Desde o final de junho deste ano, havia 251.721 estagiários estrangeiros no Japão, de acordo com o ministério.

A 104.802, os vietnamitas representaram o maior grupo, seguidos pelos chineses, a 79.959.

Os vietnamitas também constituíram o maior grupo de “fugitivos” entre janeiro e junho com 1.618 casos, seguidos pelos chineses, a 859, birmaneses, a 227, e cambojanos a 204.

O programa de treinamento, há muito tempo, vem sendo criticado no Japão e no exterior como uma tela de fumaça para assegurar mão de obra comparativamente barata em meio a uma escassez de trabalhadores.

Fonte: Asahi
Imagem: Bank Image

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão de número 26 no leste das Filipinas

Publicado em 14 de dezembro de 2017, em Sociedade

A Agência de Meteorologia do Japão informou a ocorrência do tufão de número 26 no mar, lado leste das Filipinas, nesta quinta-feira.

Tufão de número 26 está no mar, próximo das Filipinas (Tenki)

Nesta quinta-feira (14) pela manhã constatou-se a ocorrência do tufão de número 26 (Kai-tak), no mar ao leste das Filipinas.

Publicidade

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão a área de baixa pressão atmosférica com circulação fechada de ventos se transformou em tufão, por volta das 9h.

No seu centro tem 1000hPa de pressão, a velocidade máxima do vento perto do centro é de 18m/s, e a velocidade máxima do vento instantâneo é de mais de 15m/s. No raio de 220Km a velocidade máxima do vento é de 15m/s, considerado forte.

Ele avança de forma lenta para o sudoeste e o alerta da AMJ é para as embarcações nas proximidades.

O tufão não deverá se deslocar para o Japão.

Fontes: NHK e Tenki
Imagem: Tenki 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!