Jovens brasileiros relatam envolvimento em crimes: ‘deveria ter estudado mais’

Dois jovens brasileiros presos por envolvimento em fraudes contam suas histórias.

Jovens brasileiros presos comentam sobre envolvimento em fraudes

Segundo pesquisa do governo, dos jovens entre 15 a 19 anos de nacionalidade estrangeira, aproximadamente 7,7% não frequentam escola ou nem trabalham. A porcentagem de estudantes que termina o colegial e acaba trabalhando em profissões não regulamentadas é 10 vezes maior para estrangeiros do que para japoneses.

Publicidade

Em matéria do Mainichi, um réu brasileiro de 22 anos comenta sua história em sala de visitas do Centro de Detenção de Tóquio. Ele veio ao Japão quando era um estudante do primeiro ano do ensino fundamental para morar com os pais. Como seus pais mudavam de cidade quase todos os anos por causa do trabalho, ele estudou japonês apenas no quinto ano do shogakko. “Quando tinha uma palavra que não conhecia, o estudo parava”, comenta.

Quando entrou no chugakko, passava a maior parte do tempo jogando. Depois de ter se formado, decidiu abandonar os estudos e não fez o teste para ingresso no colegial.

Aos 20 anos, começou a trabalhar em empreiteira com a esperança de melhorar a reputação dos brasileiros se esforçando no seu trabalho. Contudo, após alguns meses, de repente parou de receber o salário.

Com problemas financeiros, recebeu uma proposta de baito. O trabalho era sacar dinheiro de contas de outras pessoas em estações ATM. “É dinheiro de imposto, então é legal”, teria recebido esta explicação. Com medo de sofrer violência física, ele obedeceu as ordens.

Certo dia, o réu viu uma notícia na televisão sobre a prisão de um grupo de golpistas japoneses na Tailândia, e começou a acreditar que estava envolvido nesse crime. Alguns meses depois, a polícia o prendeu em casa. Ele foi condenado à prisão por ter roubado 3 milhões de ienes da conta de um idoso. Como a pena foi muito pesada, entrou com um apelo judicial.

“Deveria ter estudado mais. Agora quero recomeçar tudo, começando pelo colegial”, disse arrependido.

Outro caso de um jovem de 22 anos

Em dezembro de 2019, o Tribunal de Tóquio julgou um caso do jovem Jack, 22 anos, nacionalidade brasileira. Seu crime foi ter fraudado uma mulher na faixa dos 80 anos.

Jack chegou ao Japão quando era um estudante do primeiro ano do shogakko. Residente em Fukushima, ele sofreu bullying (ijime) durante sua vida escolar. Em 2011, se mudou para Saitama por causa do Grande Terremoto ao Leste do Japão. Devido aos problemas do cotidiano, abandonou o colegial, e começou a trabalhar em vários empregos não regulamentados.

No verão de 2019, foi ameaçado por um japonês, membro de um grupo de fraudadores, e virou mula de dinheiro. “Você assinou um contrato de trabalho. Se você recusar, vamos cobrar uma indenização de milhões”, disse o homem.

“Não tive escolha”, lamenta o jovem brasileiro. Ele foi preso em flagrante quando estava recebendo dinheiro da fraude e recebeu pena de cárcere em março deste ano.

No período que estava detido, pensou seriamente sobre o que poderia fazer, e decidiu se tornar um tradutor. “Falar japonês e português é uma das minhas únicas vantagens”, disse o jovem que agora quer ajudar outras pessoas com dificuldades em se comunicar em japonês.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Costco de Nagoia não será aberto este ano

Publicado em 11 de maio de 2020, em Economia

É muito provável que o corte de fitas do Costco de Moriyama, em Nagoia, não aconteça conforme o planejado, ou seja, até o final deste ano.

Imagem ilustrativa de uma loja Costco (Wikipedia)

A rede de tevê e rádio CBC informou na segunda-feira (11) que soube de suas fontes que o esperado Costco de Moriyama, na cidade de Nagoia (Aichi), não deverá ser inaugurado em dezembro deste ano, conforme estava programado. 

Publicidade

Em setembro passado, a empresa norte-americana Costco concluiu o contrato com a associação de reajustamento de terras do bairro de Moriyama. Nessa ocasião informou a prefeitura da cidade de Nagoia que iniciaria as obras em janeiro para conclusão em dezembro.  

No entanto, segundo várias fontes, as obras estão suspensas por causa do novo coronavírus, assim como a investigação do volume de tráfego da área circundante. 

Por conta disso, a inauguração deverá sofrer um atraso e adiada para o próximo ano.

A gigante do setor de construção civil, responsável pela obra, Taisei, informou que está em discussão com as demais envolvidas se continua ou suspende a obra. Há risco de infecção no canteiro da obra, por isso os empreiteiros estão suspendendo não só essa como as outras. 

A pandemia do novo coronavírus lançou uma grande sombra sobre o setor de construção civil também.

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!