Japão registrou pior número de violência doméstica em 2020

O número de consultas e denúncias de violência doméstica no ano passado foi o maior da história. O número de crimes de stalking continua alto.

Imagem ilustrativa de quarentena (NHK)

No ano passado, o número de consultas e denúncias sobre violência doméstica recebidas pela polícia de todo o país foi de 82.643, o maior de todos os tempos. 

Publicidade

A NPA-Agência Nacional de Polícia decidiu fortalecer a cooperação com organizações relacionadas, pois as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa durante a pandemia do novo coronavírus, o que aumenta esse tipo de crime entre os casais. 

Os dados levantados pela NPA indicam que 76% das vítimas são mulheres. Por faixa etária, a casa dos 30 anos representa a maior proporção com 27% do total, seguida pela de 20, com 23%.

Também foi apontado que a violência doméstica pode estar latente à medida que aumenta a abstenção de sair de casa por causa da disseminação da infecção pelo novo coronavírus.

Stalking

Além disso, o número de consultas e relatórios de perseguição persistente (stalking) foi de 20.189. Pelo oitavo ano consecutivo o número ultrapassa 20 mil, mostrando a gravidade da situação. 

Quase 90% das vítimas foram mulheres. Cerca de metade delas foi perseguida persistentemente por ex ou atual marido, namorado ou parceiro. 

Com base na Lei de Controle de Stalking, o número de Ordens de Proibição para os atos de perseguição persistente atingiu um recorde de 1.543.

A NPA trabalha em conjunto com outros órgãos para fortalecer as medidas preventivas, já que esses crimes – VD e stalking – podem levar a outro mais grave como o assassinato. Isso quase aconteceu em 2020, na cidade de Utsunomiya (Tochigi), onde uma mulher foi ferida a facada pelo stalker.

Fontes: Asahi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Carreta em chamas na via expressa em Mie

Publicado em 4 de março de 2021, em Acidentes

Uma carreta pegou fogo e um trecho da via expressa teve que ser fechado temporariamente.

Carreta no acostamento após a extinção do fogo (Nagoya TV)

Por volta das 9h30 de quinta-feira (4) um transeunte viu uma carreta em chamas na via expressa Meihan e informou a polícia.

Publicidade

A ocorrência foi na pista em sentido a Suzuka (Mie), na altura de Tsugemachi, na cidade de Iga (Mie). 

Segundo o Corpo de Bombeiros as chamas foram controladas em cerca de uma hora, mas com prejuízos em um dos pneus e nas rodas de metal sobre a carroceria. 

O motorista saiu ileso e teria relatado que o fogo começou por um dos pneus traseiros. 

O trecho entre as IC de Kamitsuge e Iga ficou temporariamente fechado para tráfego, sendo reaberto após as 11h. 

Fontes: Nagoya TV, NNN e CTV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!