Estudante brasileiro de medicina de Shiga fará estágio no Brasil

Publicado em 8 de agosto de 2017, em Comunidade

Um jovem brasileiro, no 4o. ano da faculdade de medicina, irá para a terra natal de seus pais cumprir um programa de estágio no Mato Grosso.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Estudante de medicina quer ver com seus próprios olhos como é o trabalho dos médicos brasileiros

A Universidade de Ciência Médica de Shiga, localizada na capital da província, Otsu, informou que um de seus alunos, o único brasileiro, irá realizar um intercâmbio com estágio na Universidade Federal do Mato Grosso.

Publicidade

O aluno do quarto ano da universidade de medicina, Yuji Shimada, 22, tinha 1 ano e meio quando veio ao Japão, trazido pela sua família. Foram todos morar em Nagahama e lá estudou até se formar no colegial. No mesmo ano da formatura ingressou na universidade de medicina.

Ele conta que com seus familiares conversa em português, apesar de ter sido educado como japonês. Ele irá fazer um estágio voluntário na faculdade de medicina da UFMT-Universidade Federal do Mato Grosso. “Cuiabá é onde meus pais se criaram e moravam. Minha tia que é médica me apresentou para esse programa”, relata o futuro médico.

Ele conta que sempre teve interesse pela medicina praticada não só no Japão, mas também no exterior. Por isso, quis aproveitar essa oportunidade como aluno do quarto ano.

“Ao estudar a possibilidade de ir para o exterior, notei que surpreendentemente não sei muito sobre o país que nasci. O que acontece com o sistema de saúde está no Brasil, qual é o nível de cuidados médicos comparando com o Japão, em que tipo de ambiente e como os médicos brasileiros trabalham, tudo isso quero ver com meus próprios olhos”, relatou.

Estudante quer exercer a medicina em Shiga para os brasileiros

Ele conta que no futuro quer exercer a medicina na província de Shiga, onde há muitos compatriotas.

“Eles têm insegurança e insatisfação em relação aos médicos japoneses. Vou conferir como eles eram atendidos pelos médicos do Brasil, assim posso fazer um link entre o que os brasileiros desejam. Quero aplicar esses aprendizados no exercício da medicina para a comunidade brasileira”, explica.

Yuji passará 3 semanas, entre agosto e setembro, em Cuiabá. Para a universidade onde é estudante, é uma novidade. Afinal, é a primeira vez que um aluno vai para um programa de estágio voluntário. “Desejamos que esse aluno, seja uma ponte entre o Brasil e o Japão, no aspecto da medicina, no futuro”, declarou a universidade.

Esse estágio, que é também uma forma de intercâmbio internacional, será realizado na UFMT e num hospital municipal de Cuiabá. Os principais temas a serem vistos pelo aluno brasileiro são saúde pública, ginecologia, obstetrícia e pediatria e doenças dos adultos.

Fonte: divulgação
Imagem ilustrativa: Public Domain Pictures

Poderia avaliar este conteúdo?

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!
Empregos no Japão 2021 - Jobs Online As melhores empreiteiras do Japão, vagas de empregos atualizadas, busque por província. clique para acessar >>
Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken