Brasileiro lança livro digital sobre emigração no Japão

Intitulado Fronteiras para Uma Nova Vida, o autor conta suas vivências no país de seus ancestrais, como retrato dos milhares de conterrâneos.

Pedro Egashira, o autor do livro, conta sobre suas vivências e visões no Japão (cedida)

O livro em formato digital – e-Book – tem cerca de 100 páginas, escrito por um dos pioneiros em vendas de produtos brasileiros com caminhão, ainda na década de 90. Intitulado Fronteiras para Uma Nova Vida, relata fatos e história da emigração, em linguagem simples e direta.

Publicidade

Pedro Egashira saiu do interior de São Paulo para o Japão em 1991, como milhares de outros em busca da realização de sonhos.

Logo deixou a rotina da fábrica em Kanto para se dedicar à venda de produtos brasileiros com caminhões, a partir de Kanagawa. Foi um dos pioneiros nessa atividade, para atender às necessidades dos conterrâneos.

Por conta dessa atividade vivenciou situações inusitadas, conheceu de perto a realidade dos emigrantes como ele, vivendo em diversas províncias. Como ele mesmo diz, viu “a transformação progressiva desta comunidade de 1991 a 2005”.

No ano de 2000 apostou na informática. Durante 5 anos sua equipe em 3 ônibus ensinou para mais de 3 mil pessoas como usar um PC e dominar os softwares da Microsoft. Naquela época só se falava em Windows.

De 2010 a 2013 viveu na Tailândia, retornando por mais 3 anos ao Japão. Voltou para lá em 2016, onde reside até hoje, fazendo trabalhos para uma empresa japonesa e, paralelamente, está introduzindo o pastel na feira local, na região metropolitana de Bangkok.

Inspiração para o livro

Capa do seu livro (cedida)

Em 2008 surgiu a inspiração para passar para o papel suas vivências e tudo o que observou na comunidade brasileira. Foi quando, depois de ter passado 3 anos em Lisboa e Londres, empreendendo, retornou ao Japão.

“A capa eu mesmo idealizei e editei. Me inspirei no momento que estamos diante da Imigração e tenso pela espera e saber que tudo está certo para obter o visto. E depois de passar dessa etapa, teria no gato (maneki neko), uma inspiração para os brasileiros fazerem a fortuna tão esperada no Japão ou em qualquer outro país”, relata.

Dividido em capítulos aborda temas importantes como as dificuldades no país dos ancestrais, a questão da identidade e o papel da mulher brasileira nas indústrias. Mas também destaca coisas do cotidiano.

O e-book custa apenas ¥300. Para quem quiser adquirir 4 unidades pagará ¥1.000. Para adquirir o exemplar digital deve fazer o pedido no link (toque aqui para abrir).

Egashira contou que já está trabalhando na sua próxima obra, revelando o que vivenciou na Europa e como é viver na Tailândia.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Dez rituais japoneses adicionados à lista de patrimônios da UNESCO

Publicado em 29 de novembro de 2018, em Sociedade

As tradições são realizadas em diferentes partes do país e destacam pessoas usando máscaras e trajes representando divindades do folclore japonês.

Na imagem acima, moradores de vila na ilha de Miyako, em Okinawa, vestidos como “Paantu” – seres sobrenaturais cobertos em lama e folhas (NHK)

Dez eventos tradicionais japoneses que envolvem divindades usando trajes serão agora reconhecidos como parte do patrimônio cultural mundial.

Publicidade

O comitê da UNESCO decidiu adicionar os rituais a sua lista de Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

As tradições são realizadas em diferentes partes do Japão. Elas destacam pessoas usando máscaras e trajes representando divindades do folclore japonês.

Dizem que os seres supernaturais visitam comunidades para acompanhar o Ano Novo ou novas estações ao trazer felicidade e boa sorte.

Um dos rituais mais conhecidos é o Namahage da província de Akita.

Divindades com aparências assustadoras vão de casa em casa para afastar a má sorte e alertar as crianças sobre o comodismo.

Os rituais se juntam a uma crescente lista de práticas culturais japonesas reconhecidas pela UNESCO, incluindo o teatro kabuki e o papel feito à mão chamado de washi.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!