Japoneses e estrangeiros juntos na associação dos residentes, em Aichi

Na assembleia da associação dos residentes do condomínio provincial Midori-machi em Nishio um brasileiro levantou a mão para ser o contador.

Brasileiro (à dir.) na assembleia da associação dos residentes (Chunichi)

No condomínio provincial (Ken-ei Jutaku) Midori-machi, em Nishio (Aichi), residem 85 famílias em 3 prédios de apartamentos. Dessas 65% são de lares brasileiros, residentes desde a década de 1990.

Publicidade

Mas também residem japoneses, peruanos, chineses, filipinos, nepaleses e outros. No passado ocorreram problemas com a classificação do lixo, a não compreensão da associação dos residentes, churrasco na varanda e bagunça até tarde da noite.

A realidade de uns anos para cá a convivência entre os diferentes povos é mais harmoniosa, tanto que o peruano Cezar Hernani já foi presidente da associação de 2007 até 2009.

Brasileiro se manifesta

Na primeira quinzena de abril foi realizada uma assembleia na sala de reuniões do condomínio.

Para este ano fiscal faltava a pessoa encarregada de cuidar das contas. Eis que o brasileiro Mikio Ishioka, 56, levantou a mão.

É um trabalho de contabilidade para administrar o dinheiro coletado dos residentes e efetuar pagamentos das despesas das áreas comuns. A responsabilidade e o fardo são pesados. Até o ano fiscal anterior sempre um japonês assumiu isso. No entanto, com o envelhecimento da população, este ano não houve candidato.

Ishioka veio ao Japão em 1993 e trabalha como funcionário em tempo integral em uma empresa de autopeças. “Se eu fizer tudo adequadamente, a confiança nos estrangeiros aumentará e isso pode ligar à próxima pessoa”, declarou.

“A força dos estrangeiros é essencial”

De acordo com um ex-presidente por 12 anos, Kunihiro Kawabe, 67, ao longo do tempo veio pregando entre os compatriotas que “é absolutamente necessário vivermos juntos aqui”.

Os problemas mais graves ficaram no passado, os quais inspiraram ações como cartazes em outros idiomas e atividades conjuntas como a retirada dos matos.

Tanto que quando ocorreu um incêndio em um apartamento do terceiro andar, onde vive uma japonesa com dificuldade para se mover, foi salva por uma brasileira.

O atual presidente Tadao Aoki, 71, diz que “a força dos estrangeiros é essencial”. Os problemas sempre surgem mas o modo de pensar é outro.

“Levamos 30 anos para ultrapassar as barreiras das nacionalidades para formar uma comunidade de ajuda mútua. Continuaremos juntos nessa preservação”, disse Aoki.

Fonte: Chunichi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Processo seletivo para contratação temporária no Consulado-Geral de Nagoia

Publicado em 25 de abril de 2019, em Tome Nota

Processo seletivo para a contratação temporária, por 90 dias, de Auxiliar Administrativo (AA) para a Chancelaria. Saiba os requisitos.

(ilustrativa/banco de imagens)

O Consulado-Geral do Brasil em Nagoia torna pública a realização de processo seletivo para a contratação temporária, por 90 (noventa) dias, de Auxiliar Administrativo (AA) para a Chancelaria, para início das atividades na data provável de 1º de agosto de 2019.

Publicidade

O Auxiliar Administrativo é o funcionário contratado no Japão pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, conforme as leis trabalhistas locais, para desempenhar atividades de natureza administrativa a nível médio nas diferentes áreas de atuação do posto.

As relações trabalhistas do auxiliar Local com o Consulado-Geral do Brasil em Nagoia são regidas exclusivamente pela legislação trabalhista do Japão.

Prazo para inscrição: até as 17h do dia 17 de maio de 2019.

Toque aqui para acessar o edital completo.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!