Aichi cria um centro específico para desenvolvimento do japonês às crianças estrangeiras

O governo de Aichi decidiu criar uma estrutura para o desenvolvimento do ensino do idioma japonês para as crianças estrangeiras.

Jovens estudando (Piqsels)

Aichi é a segunda maior província em número de estrangeiros do país e, consequentemente, com crianças que necessitam do ensino da língua japonesa para que possam estudar nas escolas públicas. 

Publicidade

Atualmente são 272 mil estrangeiros, o que corresponde a 3,6% da população da província. Por país de origem, os brasileiros são maioria, seguidos pelos chineses, filipinos, vietnamitas e outros. 

Desde que foi estabelecida a emenda que permite a entrada de mais estrangeiros, com vistos especiais, no ano passado, a tendência é de que essa população aumente. 

Por isso, o governo decidiu criar e estabelecer a partir do próximo ano fiscal – abril de 2020 – um centro de desenvolvimento do ensino do idioma japonês, ainda com nome provisório de Aichi Chiiki Nihongo Kyouiku Suishin Center (あいち地域日本語教育推進センター). Ficará sob responsabilidade da Divisão de Assuntos Culturais, com um coordenador, para trabalho em conjunto com 8 voluntários das regiões Mikawa, Higashi Mikawa e Owari. 

Esse novo centro irá se empenhar no treinamento dos atuais professores e também em parceria com as ONGs já existentes. 

Gráfico (Chunichi)

Fontes: Chunichi, Tokai TV e CTV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Polícia restringe atividades dos grupos de yakuza, temendo mais conflito

Publicado em 7 de janeiro de 2020, em Sociedade

Esta foi a segunda vez na história que as autoridades tomam essa medida a fim de evitar conflitos mais severos entre os grupos de yakuza.

Membos do comitê colando cartaz da medida de restrições na entrada de um dos escritórios de yakuza (ANN)

O Comitê de Segurança Pública das províncias de Hyogo, Osaka, Quioto, Aichi, Gifu e Mie designou os escritórios dos grupos de yakuza Yamaguchi-gumi e Kobe Yamaguchi-gumi como “em conflito”, com publicação no Diário Oficial, a partir de terça-feira (7). 

Publicidade

Por conta dessa medida que dura 3 meses, sendo renovável quantas vezes for necessária, as atividades dos membros ficam severamente restritas. Foram adesivados cartazes designando essa portaria nas entradas dos respectivos escritórios.

A medida visa conter a série de atritos que vêm ocorrendo desde abril do ano passado, resultando inclusive em mortes.

Nagoia, Kobe e Kuwana na lista

Se houver violação dessa restrição os policiais poderão efetuar prisão imediatamente. Entre as restrições estão ações como mais de 5 membros do mesmo grupo, os integrantes não podem entrar e sair a toda hora dos escritórios das áreas designadas para essa limitação, entre outras. 

Com essa medida a polícia e o comitê esperam poder oferecer mais tranquilidade aos residentes dessas áreas. As cidades onde esses grupos possuem residência e escritório são Kobe, Amagasaki, Himeji e Awaji (Hyogo), Toyonaka e Osaka (província homônima), Quioto (província homônima), Gifu (província homônima), Nagoia (Aichi) e Kuwana (Mie).

O Yamaguchi-gumi sofreu uma ruptura em agosto de 2015, quando se formou o Kobe Yamaguchi-gumi. Em abril de 2017 os membros que deixaram o primeiro e maior formaram o Ninkyo Yamaguchi-gumi, com sede em Amagasaki.

Desde o ano passado os dois primeiros grupos estão travando batalhas. 

Fontes: ANN, Sankei e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!