Aumento das vendas de chocolate no Japão e produção sustentável do cacau

Com a pandemia foi verificado aumento das vendas de vários alimentos, por causa do isolamento social, escolas fechadas e estresse.

Pedaços de chocolate (Wikimedia)

Se você percebeu que está consumindo mais chocolate não está sozinho.

Publicidade

Com a pandemia do novo coronavírus aumentou a demanda por lámens instantâneos, alimentos congelados e também do chocolate. Calcula-se que os motivos foram o isolamento social quando foi declarado estado de emergência no Japão, pedidos para fechar temporariamente as escolas, aumento do home office, estresse e outros fatores. 

Parece que os alimentos à base dessa tentação acalmam as pessoas, não só do Japão como do mundo. Por isso, as vendas aumentaram.

Para os fabricantes que querem vender seus produtos há um desafio. O de manter a aquisição da matéria-prima de qualidade, com constância.

Trabalho infantil e pobreza 

Por outro lado, as áreas de produção do cacau e o ambiente ao redor dos produtores apresentam problemas como destruição de florestas, trabalho infantil e falta de conhecimento das técnicas de cultivo. Os fabricantes japoneses de chocolates estão resolvendo esses problemas de forma que seja sustentável. 

Plantador de cacau na Colômbia (Pikist)

A Meiji foi a primeira a começar a lidar com esse desafio. Criou o MCS-Meiji Cacao Support em 2006 para apoiar os produtores de cacau em Gana, Venezuela, Equador, República Dominicana, Brasil, Peru, México, Vietnã e Madagascar para fornecer apoio agrícola tanto para os produtores como para os residentes das áreas de produção.

O MCS tem atividades desde a criação das mudas, combate às pragas, colheita adequada, processamento, entre outros. Para manutenção da vida dos residentes perfura poços, constrói escolas e outras atividades para beneficiar as comunidades.

Por meio da MCS, a empresa construiu uma relação win-win (ganha-ganha), como suprimento estável das castanhas do cacau de alta qualidade e uma vida estável para os agricultores. 

Produção 100% sustentável de cacau

Colheita do cacau no Amazonas (Pixinio)

A Morinaga é outra que já anunciou que até 2025 irá trabalhar só com cacau 100% sustentável, em parceria com uma entidade suíça Forever Chocolate, a qual apoia mais de 500 mil produtores do mundo, ajudando-os a sair da zona de pobreza, acabou com o trabalho infantil e trabalha para as produções sejam 100% sustentáveis.

Se os consumidores sorriem ao comer um pedaço de chocolate, as crianças desses países também merecem sorrir, deixando de fazer o trabalho nas plantações para estudar e ter atividades próprias delas. Essa é a meta das empresas envolvidas na sustentabilidade dos produtores de cacau ao redor do mundo.

Fonte: The Japan Food Journal

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais empresários presos por obtenção ilegal do benefício

Publicado em 8 de dezembro de 2020, em Crime

Dono de uma joalheria em Nagoia teria apresentado dados falsos para obter o benefício de sustentabilidade dos negócios. Mais presos em Okayama.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!