Ministro fala depois da eleição de um do partido que promete proteger o povo da NHK

Publicado em 24 de julho de 2019, em Política

Pela reação do ministro diante da eleição do político do Partido de Proteção da População da NHK, sem mudanças.

Sede da NHK em Tóquio (Sankei)

O ministro dos Assuntos Internos e Comunicações Masatoshi Ishida falou diante da imprensa, na terça-feira (23), sobre sua postura em relação à rede estatal NHK.

Publicidade

O seu pronunciamento foi depois da notícia da eleição do político Takashi Tachibana, 51, do Partido de Proteção da População da NHK. Tachibana defende a transmissão scramble ou codificada, como fazem as redes por assinatura. Ou seja, somente aqueles que pagam a taxa de recepção assistiriam a NHK. 

No entanto, o ministro demonstrou negação em relação à revisão do atual sistema da estatal. Sob seu ponto de vista “a NHK tem uma missão social de transmissão de matérias informativas sobre os desastres e política. Seus recursos financeiros são amplamente compartilhados pelo público”.

Também ressaltou que o atual sistema foi aprovado por unanimidade em assembleia.

Transmissão scramble foi tema da campanha

Todas as residências que possuem aparelho de tevê devem pagar a taxa de recepção da rede estatal, independente de assisti-la ou não. O Supremo Tribunal deu ganho de causa inclusive para a rede, para cobrar dos usuários de telefone celular e aparelhos móveis que possuem o sistema OneSeg. 

Tachibana foi eleito com 130 mil votos, de pessoas insatisfeitas com o sistema de cobrança da NHK, como se fosse um imposto. Ele quer que o povo tenha direito de escolher se assiste ou não, portanto, se paga ou não a taxa. Por isso defendeu a transmissão codificada.

“A transmissão scramble parece razoável à primeira vista, mas contradiz a ideia de transmissão pública para todo o país sem distinção. Isso é um problema”, afirmou Susumu Ishihara, presidente do Comitê Executivo da NHK. 

Fontes: Sankei, Mainichi e Engadget

Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken