Em coletiva de imprensa na quinta-feira (30) Yoshihide Suga, Secretário-Chefe de Gabinete, disse para a imprensa que mesmo diante do quadro de mais de 1,2 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus na quarta-feira (29) não tem a intenção de reduzir as atividades econômicas porque as condições são diferentes de abril.
Por outro lado, reconhece que com o aumento diário de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, embora maioria jovem, a tendência é de contágio dos idosos.
Também sabe que a carga no campo médico está aumentando. Como resultado, ele mostrou a ideia de responder enquanto observa a situação pois atualmente o aumento de pacientes em estado grave ainda não é tão elevado.
Distanciamento social, uso de máscara e local bem ventilado
Por outro lado, pediu a colaboração de cada um da população para ajudar a enfrentar essa situação e de não sobrecarregar o sistema médico-hospitalar. Recomendou continuar fazendo distanciamento social, usando máscara, lavando bem as mãos, desinfecção e ficar em ambiente bem ventilado.
Em relação às máscaras para as instalações de bem-estar disse que continuará enviando embora o problema da falta tenha amenizado mas podem ser estocadas.
“No dia 29, introduzimos um teste de antígeno usando saliva como amostra nos aeroportos de Haneda e Narita. A partir de setembro, pretendemos realizar testes de 10 mil pessoas por dia no aeroporto. Gostaríamos de utilizar a tecnologia mais recente para melhorar o sistema de inspeção, a fim de evitar a propagação da infecção e realizar atividades socioeconômicas ao mesmo tempo”, informou.
Fontes: NHK e Mainichi