Calor intenso pode chegar a 41ºC

A Agência de Meteorologia do Japão realizou uma coletiva de imprensa incomum para alertar sobre o calor intenso.

Temperaturas incomuns para o verão do Japão fazem o termômetro subir (PxHere)

Raramente a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ realiza coletiva de imprensa para informar sobre o calor. Na tarde desta sexta-feira (13) abriu uma de forma extraordinária para alertar a população.

Publicidade

Em boa parte do Japão, a onda de calor continuará por longo período, informou o representante da AMJ. “Tanto no oeste quanto no leste a temperatura máxima poderá passar dos 35ºC, na segunda quinzena”, alertou para os cuidados com a insolação e hipertermia.

Depois da chuva histórica, as regiões mais atingidas estão amargando altas temperaturas. A máxima deverá ser superior a 35ºC a partir de sábado (14), se estendendo por alguns dias.

Em Nagoia (Aichi) e Yokkaichi (Mie) a máxima chegou a 36ºC, enquanto em Gifu (província homônima) foi 37ºC, em Tsu (Mie) chegou a 35ºC, nesta sexta-feira. Não foi diferente em Kumagaya (Saitama), onde os termômetros registraram 36ºC.

Causa do calor intenso, podendo passar dos 40ºC

Uma massa de ar do Tibete está fortemente projetada sobre o arquipélago japonês, o que provoca essa onda de calor por aproximadamente 2 semanas.

Mas a recomendação é para que todos fiquem atentos. Em Saitama poderá ter registros de 40ºC na segunda-feira. E em Yamanashi a previsão é de máxima de 41ºC na semana que vem.

O feriado prolongado promete ser de muito calor. Apesar de querer abusar da água, cuidado com a insolação.

Fontes: JNN, AMJ e CBC TV 
Foto: PxHere

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Saiba o que é Certificado de Infortúnio

Publicado em 13 de julho de 2018, em Informações

Quando ocorrem desastres naturais como essa tragédia por causa da chuva ou de terremoto, com perda da habitação, o município emite o Certificado de Infortúnio.

Na ocorrência da infelicidade de perda parcial ou total da casa em desastres, como a casa da foto, o governo municipal emite Certificado de Infortúnio (Asahi)

Em casos de desastres naturais que causam danos materiais, destruindo integral ou parcialmente as habitações, o governo municipal emite um documento importante.

Publicidade

Quem perdeu tudo ou parte da habitação precisa dar entrada no pedido e obter o Certificado de Infortúnio罹災証明書 – o qual se lê risaishomeisho.

Basta apresentar fotos – podem ser do smartphone – para comprovar os danos na residência, no setor ou balcão específico da prefeitura ou subprefeitura. Nessa ocasião é preciso apresentar um documento de identificação, podendo ser a carta de motorista ou outro. 

Para que serve o Certificado

Esse certificado é importante para que as vítimas possam receber subsídios públicos e também suspensão temporária do recolhimento dos seguros sociais e impostos. Também têm direito a empréstimos ou financiamento facilitado para a reconstrução de habitação.

Serve também de documento para se inscrever em moradias temporárias cedidas pelo governo em caso de desastres. Por isso, depois de obtê-lo, guarde-o.

Exemplo de Certificado de Infortúnio (governo)

Está previsto no Artigo 90 §2 da Lei Básica de Contramedidas no Desastre.

Ele é fornecido para quem perdeu totalmente a casa; para quem ficou com a casa parcialmente ou totalmente inundada; e cuja casa ficou parcialmente destruída. Quanto mais fotos tiver para comprovar os danos, melhor. Antes de começar a jogar as coisas e móveis, convém registrar tudo. Elas são importantes para a avaliação da escala da perda.

O subsídio do governo funciona da seguinte forma, em escalas:

  • Perda total: mais de 50% do valor
  • Larga escala, perda parcial: até 50% ou mais de 40% do valor
  • Perda parcial: mais de 20% do valor e até mais de 40%

Com o valor recebido as vítimas podem reconstruir ou fazer as reformas necessárias na casa danificada.

Para ler em japonês, toque aqui.

Onde obter

A obtenção é sempre nas prefeituras ou subprefeituras. Em geral, elas abrem um balcão específico para a emissão desse documento depois que ocorrem desastres de larga escala, como foi esse da chuva histórica.

Nas cidades de Kurashiki e Okayama (província homônima) as prefeituras locais já estão atendendo a partir desta sexta-feira até 15. Em Kurashiki, cidade muito afetada, a prefeitura pretende colocar serviço nos locais que servem de abrigo.

Em Ozu (Ehime) o atendimento começou na quinta-feira (12) pois os danos foram graves na cidade.

Em todo caso, consulte alguém da prefeitura para saber se já está sendo expedido o Certificado de Infortúnio ou risaishomeisho.

Compartilhe esta matéria informativa para os amigos das regiões afetadas. E também para saberem como proceder caso ocorra algum desastre natural.

Fontes: governo, Sanyo News e ANN
Foto e imagem: Asahi/governo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!