Homem morre após comer mochi

O engasgo com mochi foi a causa de 10 internações e uma morte, somente em Tóquio.

Mochi assado (ANN)

O mochi assado ou na sopa é uma das iguarias de Ano Novo, mas também de risco para os idosos. Só no primeiro dia do ano, terça-feira, 11 pessoas da faixa dos 27 aos 98 de ambos os sexos, foram encaminhadas para o hospital.

Publicidade

A maioria (60%) tem acima de 60 anos.

Por volta das 10h a ambulância foi chamada para atender um idoso, na faixa dos 80 anos, em Akishima (Tóquio). Ele estava se servindo de zoni, a sopa típica de Ano Novo. Foi levado imediatamente para o hospital, mas não resistiu.

Outras 5 pessoas, na faixa dos 50 aos 90 anos, estão em estado grave.

A Agência do Corpo de Bombeiros explica que antes de preparar o mochi convém cortá-lo em pedaços pequenos. E deve ser bem mastigado. Quando tiver criança pequena e idoso na casa as pessoas devem ficar atentas.

Fontes: ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os grandes eventos astronômicos de 2019

Publicado em 2 de janeiro de 2019, em Curiosidades

Cinco eclipses, um raro trânsito planetário, uma das melhores chuvas de meteoros e uma superlua de sangue em 2019.

Eventos astronômicos em 2019 (ilustrativa/banco de imagens)

O ano de 2019 destacará cinco eclipses, um raro trânsito planetário, uma das melhores chuvas de meteoros e uma superlua de sangue, mas a diversão não acaba por aí.

Publicidade

O novo ano também trará três superluas, uma lua azul, várias chuvas de meteoros, uma aproximação da Lua e Júpiter e vários lançamentos de foguetes.

Veja abaixo alguns dos eventos astronômicos em 2019:

6 de janeiro: eclipse solar parcial

Na primeira semana de 2019, a Lua passará entre a Terra e o Sol para encenar um eclipse solar parcial, divulga a NASA. Ele será visível somente do nordeste da Ásia e do Pacífico Norte. De acordo com a previsão da Sky & Telescopes, as pessoas poderão ver de Pequim 20% do céu coberto, 30% de Tóquio, e 37% de Vladivostok.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/Victor R. Ruiz)


21 de janeiro: eclipse lunar total

De acordo com a NASA, esse será um dos “shows mais deslumbrantes” do céu, visto que a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que o satélite natural pareça ligeiramente maior e mais brilhante, um evento que é geralmente citado como “superlua”.

Contudo, isso não é a única coisa que tornará esse eclipse um destaque. Eclipses lunares totais são geralmente chamados de “luas de sangue” porque quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham, a luz solar que passa pela atmosfera da Terra parece deixar a Lua vermelha. E porque eclipses lunares podem ocorrer somente durante uma Lua cheia – e a primeira Lua cheia em janeiro é conhecida como “lua do lobo” – muitos estão chamando esse evento espetacular uma “Superlua de Sangue de Lobo”.

Pessoas nas Américas do Norte e Sul, assim como aquelas na parte ocidental da Europa e África, terão os primeiros assentos para esse show.

Toque aqui para mais informações.

(Wikimedia/Ian Fieggen)


6 de maio: chuva de meteoros Eta Aquáridas

Embora veremos várias chuvas de meteoros ao longo do ano, a de Eta Aquáridas será uma das melhores, divulga o Sky & Telescopes.

A Eta Aquáridas foi criada pelo resíduos de poeira deixados para trás pelo cometa Halley, que “visitou” a Terra em 1986 e, embora o famoso cometa não entre em nosso sistema solar novamente até 2061, seus vestígios aparecem em nossos céus a cada ano.

De acordo com a NASA, teremos uma Lua nova dois dias antes da chuva de meteoros. A Lua nova significa céus mais escuros, o que possibilitará aos olhos humanos apreciarem o show deslumbrante da Eta Aquáridas.

Embora a Eta Aquáridas esteja ativa de 19 de abril a 26 de maio, sua noite de pico começará por volta das 3 a.m. ET (17h no Japão) até a madrugada de 6 de maio, e poderá produzir de 20 a 40 meteoros por hora.

Toque aqui para mais informações

(Flickr/Mike Lewinski)


2 de julho: eclipse solar total

A Ásia Meridional e a América do Sul desfrutarão de um dia sem Sol.

No fim da tarde de 2 de julho, um eclipse solar total ocorrerá nas partes sul do Chile e da Argentina e partes do Pacífico Sul, de acordo com a Sky & Telescopes.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/NASA/Carla Thomas)


16 de julho: eclipse lunar parcial

O ano de 2019 começou com um eclipse solar parcial, então é justo ter um lunar.

A América do Sul, Europa, África, Ásia e Austrália poderão ver a Lua cheia mergulhar cerca de dois terços do caminho na umbra da Terra, de acordo com a SKy & Telescope.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/JJ Harrison)


11 de novembro: raro trânsito de Mercúrio

Pela segunda vez em dois anos, Mercúrio fará uma passagem rara em frente ao Sol, divulga a NASA.

Mercúrio, o menor planeta em nosso sistema solar, passa entre a Terra e o Sol cerca de 13 vezes em 1 século. A última passagem ocorreu em 2016 e pela primeira vez em 10 anos o pequeno planeta estava visível da Terra.

Neste ano, o trânsito começará às 7:34 a.m. ET e vai durar cerca de cinco horas e meia. Ele vai aparecer como um ponto preto do outro lado da face do Sol e as pessoas poderão vê-lo com a ajuda de um telescópio e filtros solares.

Toque aqui para mais informações

(Wikimedia/Elijah Mathews)


26 de dezembro: eclipse solar anelar

O eclipse lunar anelar ocorre quando a circunferência do sol brilha claramente de trás da Lua. Neste ano, o eclipse começará na madrugada e passará pela Península Arábica e fará um arco pelas áreas do Sul Asiático.

Toque aqui para mais informações.

(Pixabay/bairi)

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!