Trufa ou diamante negro, está sendo desenvolvida em Gifu

A trufa negra, a iguaria mais cara do mundo, está sendo desenvolvida em um laboratório de pesquisa. Quem sabe, em breve, o Japão também produção.

Pratos requintados como o foie gras, à esq., trufas no meio e omelete com lascas do diamante negro (Wikipedia e Flickr)

A trufa negra é a iguaria mais cara do mundo. No Japão, importada da Europa, chega a custar 300 mil ienes o quilo.

Publicidade

Não se trata do chocolate, mas de uma variedade de cogumelos, os quais são encontrados na floresta com ajuda de cães e porcos.

Imagem ilustra a simbiose e como são encontradas com ajuda de cães e porcos (CTV)

Amada pelos chefs franceses, umas lascas de trufa são suficientes para dar um aroma e sabor especiais ao prato. E, claro, o preço fica bem salgado.

A produção da trufa ainda é um mistério. Sabe-se que ela nasce e se desenvolve sob a terra, em simbiose com as raízes de árvores. A ciência ainda não descobriu como isso ocorre, o que torna a trufa ainda mais preciosa, chamada de diamante negro da cozinha.

Combinada com foie gras – fígado do ganso alimentado à exaustão – o prato é puro requinte. Mas também acompanha risotos, pastas, omeletes e outros. As lascas sobre os pratos quentes dão um aroma irresistível.

Pato fatiado e fígado de ganso (ou pato), ambos com trufas (Wikipedia)

Tesouros na floresta

Há 13 anos, Satoru Hirata, residente em Mitaka-cho (Gifu) encontrou trufas na floresta. Ele mandou examinar e foram confirmadas que se tratavam de trufas negras. Infelizmente, Hirata não pôde contar onde foi por questão de sigilo e para que a floresta não seja destruída.

As encontradas em Mitake-cho (CTV, cedidas pelo laboratório)

Já foram encontradas em outros locais do Japão, mas ainda continuam sob mistério. Tampouco se conseguiu desenvolvê-las em escala.

Trufa no projeto em Gifu

Há um laboratório tentando produzi-las. Um laboratório de Mino (Gifu) está em desenvolvimento, a fim de não depender da importação dessas preciosas iguarias.

Nas raízes das mudas de árvores os pesquisadores introduzem um determinado fungo. Depois replantam nas florestas e nas calçadas. O pesquisador explicou para a reportagem da CTV que usa o mesmo método dos laboratórios da Europa. Talvez por conta do clima e da diferença do solo ainda não encontrou estabilidade no desenvolvimento delas.

No quarto ano da pesquisa laboratorial espera-se atingir a meta em 7 anos, pois é esse o tempo para que se transformem em trufas, na Europa.

Há uma esperança para que esse projeto seja bem sucedido. Assim, quem sabe, no futuro próximo, as trufas poderão ser adquiridas um pouco mais em conta no Japão.

Fonte: CTV 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tornados deixam vários mortos nos EUA

Publicado em 4 de março de 2019, em Notícias do Mundo

Os tornados fazem parte do mesmo sistema que deve trazer tempo frio para grande parte dos EUA nesta semana, segundo metorologista.

Várias pessoas foram transportadas para o Centro Médico do Leste do Alabama com ferimentos graves (YouTube/News 19 WLTX – @elizabethwhitewrbl)

Uma devastadora série de tornados atingiu o estado do Alabama no domingo (3), deixando pelo menos 23 mortos em um condado.

Publicidade

As vítimas, incluindo crianças, eram do Condado de Lee, disse o xerife Jay Jones. Pelo menos 12 das mortes ocorreram em uma área a cerca de 8 a 9 quilômetros da cidade de Opelika, disse ele.

Inicialmente Jones relatou 14 mortes, mas ao atualizar o número para 22 no fim de domingo, ele disse que “a quantidade de pessoas poderia aumentar novamente”.

Segundo estimativa de Jones, um caminho de destruição de cerca de 500Km se estendeu na direção leste de onde o tornado tocou o solo.


Parece que dois tornados atingiram o Condado de Lee no período de uma hora, disse o meteorologista do CNN Gene Norman. Pelo menos uma dezena de tornados tocaram o solo no Alabama e Geórgia na tarde de domingo, de acordo com o National Weather Service.

As 23 vítimas fatais relatadas no domingo marcaram o que seria o dia mais mortal para tornados no estado desde o Tuscaloosa-Birmigham que levou a vida de mais de 200 pessoas em 2011.

Várias pessoas foram transportadas para o Centro Médico do Leste do Alabama com ferimentos graves, disse Jones. Autoridades estavam priorizando os esforços de busca e resgate na noite de domingo, mas foram interrompidos pela diminuição da luz, disse ele.

A governadora do Alabama, Kay Ivey, estendeu o estado de emergência que havia sido emitido no mês passado por causa de tornados e clima severo.

Várias casas sofreram danos significativos, disse Jones ao WRBL, e várias agências estão trabalhando para auxiliar na busca por feridos dentro das residências.

Os tornados fazem parte do mesmo sistema que deve trazer tempo frio para grande parte dos EUA nesta semana, disse Norman.

Fonte: CNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!