Dicas de cozinha para passar a estação chuvosa com tranquilidade e segurança

Veja dicas importantíssimas de atitudes na cozinha e com alimentos para época de chuva. Veja também as dicas para obentôs! Cuide da saúde de sua família!

Cozinha limpa e segurança na época das chuvas (Pixinio)

O período das monções (tsuyu) traz umidade por causa do alto volume de chuvas e também o calor. Uma das grandes preocupações são o bolor e a intoxicação alimentar nesse período.

Publicidade

Todos fazem refeições várias vezes ao dia e ainda há famílias que preparam obentô para as crianças. Os inimigos estão na cozinha e podem ser combatidos com simples atitudes.

Então, seguem dicas de como evitar qualquer inconveniente das bactérias, especialmente da 0-157.

Diversas marcas de alvejantes para cozinha no mercado: são indispensáveis para a higienização diária

Cozinha: como evitar a proliferação das bactérias

  • A higienização das mãos é importante, especialmente depois de brincar com os pets e de ir ao banheiro.
  • Bactérias gostam de umidade e baixo calor, assim como dos alimentos que contém nutrientes. Portanto, ao terminar a refeição, levar para a geladeira imediatamente o que sobrou. Porém, o ideal é não deixar sobrar alimentos nessa época da estação chuvosa e verão.
  • Depois de lavar os legumes, frutas e outros vegetais em água corrente, procurar secá-los com papel toalha, armazená-los em sacos plásticos limpos e levar à geladeira.
  • A geladeira é outro lugar perigoso, apesar da baixa temperatura. Que tal fazer uma faxina nas borrachas e nos compartimentos internos? Pode usar detergente específico, água com vinagre ou álcool para mantê-la limpa e livre de agentes nocivos.
  • Ao preparar ou esquentar a comida, aqueça-o a mais de 75°C. Esta atitude combaterá as bactérias.
  • Todos os utensílios da cozinha como facas, tábua, esponja, escorredor, pano de prato, pano de pia, etc. devem ser higienizados com água fervente ou alvejante diluído em água. Depois, secar bem, preferencialmente ao sol. Quando não tiver sol, torça bem a esponja e os panos de cozinha antes de secá-los.
  • Mantenha a pia absolutamente limpa antes de dormir, secando-a muito bem e com tudo guardado sem nenhuma umidade.

O obentô requer cuidados especiais, como um umê sobre o arroz para evitar problemas

Cozinha: para quem prepara obentô

  • Para quem prepara obentô, é importante higienizar as embalagens (ainda mais se forem de plástico) como está descrito acima. É muito importante que isso seja feito no mesmo dia. Nada de deixar na pia para lavar no dia seguinte!
  • Outro detalhe muito importante é a higiene das mãos, antes de manipular os alimentos.
  • Se for usar carnes como hambúrguer, produtos alimentícios congelados, esteja atento para que o calor do fogo chegue ao interior deles. Ou seja, devem ser bem passados. Temperaturas intermediárias (4 a 60°C) favorecem a proliferação das bactérias.
  • Para preparar onigiri, procure usar filme plástico (wrap), pois é uma atitude mais higiênica.
  • Acrescente vinagre no arroz, antes de ser preparado. Para cada 2 medidas de arroz, uma colher de sopa de vinagre na água, antes de fechar a tampa da panela elétrica. O arroz não fica com gosto de vinagre e isso ajuda a não contaminar o alimento.
  • Coloque umê, wasabi, pó de curry em algum alimento ou gengibre como acompanhantes. Eles ajudam na não proliferação de bactérias.
  • Mesmo os alimentos preparados a noite e que foram para a geladeira, devem ser reaquecidos antes de colocá-los para o obentô. Jamais reaproveite os legumes ou verduras refogadas, pois contém líquido. Esses devem ser preparados na hora.
  • Antes de colocar o arroz no compartimento, espere esfriar. Jamais coloque-o quente, ele cria água.
  • Pescados e carnes de todos os tipos devem ser fritos ou assados. Jamais sirva pescados crus no obentô.
  • Pratos que tenham caldo: o ideal é acrescentar amido de milho para engrossá-lo, de modo que acabe com a água.
  • Arroz temperado é arriscado no período das monções (tsuyu) e no verão. É melhor evitá-lo.
  • Antes de fechar o obentô ou a marmita convém observar se os alimentos já estão frios, para não formar água na tampa. Se tiver pressa, esfrie as embalagens com secador de cabelo no modo frio ou com saquinhos de gel congelado.
  • Jamais coloque no mesmo compartimento alimentos frios com quentes. Nesse caso, espere o alimento quente esfriar para colocá-lo.
  • Se for colocar uma fruta, lave bem a casca e seque-a.
  • No trajeto escolar ou do trabalho, procure não deixar o obentô exposto ao sol.
  • Super dica: só o fato de colocar um “hito kuchi zeri” (一口ゼリ) ou potinho de gelatina minúscula congelada, junto com o obentô já vai ajudá-lo a manter-se refrigerado até a hora do almoço. E, depois, a gelatina já estará no ponto para ser degustada como sobremesa. Se preferir, pode colocar mais de uma.

Mini gelatina (hitokuchi jelly) congelada pode ser a salvação se colocada junto com o obentô

Na próxima matéria, serão passadas dicas para evitar a formação do mofo dentro de casa, por conta da umidade da estação das chuvas. No caso do mofo já ter se instalado, dicas de como combatê-lo. 

Se gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos!!!

→ Dicas especiais para época de chuva no Japão (toque nos títulos em vermelho).

Fotos: Photozou, Pixabay e divulgação

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Desumidificadores: 3 tipos e os mais vendidos

Publicado em 7 de junho de 2019, em Dicas Especiais

Os desumidificadores são muito procurados antes da estação das chuvas. Veja os 3 tipos e os 8 mais vendidos no Japão.

Desumidificadores mantém o ambiente com até 60% de umidade, ajudando a não formar bolor e secar roupa dentro de casa (divulgacão e Kakaku)

Os desumidificadores (除湿機, lê-se jooshitsuki) são aliados nos dias do período das chuvas, chamado de tsuyu 梅雨 no Japão. Ajudam a manter o ambiente livre da umidade excessiva e, consequentemente, dos fungos. 

Publicidade

O nível da umidade no ar é importante para manter a saúde. Muito baixo prejudica o sistema respiratório. Muito alto traz consequências desagradáveis. As piores são os fungos pois estragam os alimentos e causam mau cheiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o nível ideal para o ser humano varia entre 40% a 70%. 

Para dar uma mãozinha nos dias de alto nível de umidade há aparelhos eficientes. São divididos em 3 tipos no mercado. Mas cada um deles tem seus pontos fortes e fracos. Por isso, leia atentamente esses detalhes. Assim, poderá escolher o desumidificador mais adequado para a sua necessidade.

Não custa nada lembrar que esses aparelhos não têm função dos purificadores de ambiente (空気洗浄機, lê-se kuukisenjooki). Porém, um dos modelos apresentados a seguir, tem função de desodorizador agregado. 

Desumidificadores com compressor

São do tipo que liberam ar seco depois de converter a umidade por condensação através do resfriamento do ar.

E tem mais, o ponto forte é que consomem pouca energia elétrica, o que não afeta tanto no orçamento doméstico. Outro fator importante: são muito bons para serem usados nos dias quentes. O ponto fraco é que são pesados e a vibração do compressor provoca ruído. Por isso, deixá-lo ligado a noite toda pode incomodar. 

Os 3 modelos mais vendidos são um da Sharp e dois da Corona.

Sharp CV-G71

Em primeiro lugar de vendas da categoria, com preço na faixa dos 20 mil ienes, o modelo da Sharp tem tecnologia Plasmacluster. Além de remover o excesso de umidade, desodoriza usando partículas de íons. Assim, odores de suor das vestimentas, cheiro pegajoso do cigarro no ambiente e os indesejáveis fungos são suprimidos. Apesar do tamanho de apenas uma folha A4 consegue reter 7,1 litros de água por dia. Tem alto poder desumidificador. Portanto, é recomendado para quem deseja um aparelho com duas funções.

Corona CD-P6317

Na faixa dos 15 mil ienes, é o segundo mais procurado porque a secagem da roupa dentro de casa fica muito melhor. Apesar de ser um aparelho pequeno consegue absorver 3,5l de água, estando ligado por longas horas. Tem duas funções: secagem de roupa e desumidificação do ambiente. Recomendado para quem lava roupa diariamente e precisa secá-la dentro de casa.

Corona CD-S6317

O preço médio deste em terceiro lugar é de 16 mil ienes. É do tipo compacto, com tanque de 3l. Este da Corona também pode ser usado por longas horas ininterruptas, até 11h. Tem 2 funções para secagem de roupas: 速乾モード que é para secagem rápida e outra 夜干しモード para quem estende roupa dentro de casa, à noite. Também se pode escolher entre 2 tipos de saída de ar: largamente (ワイドスイング) e para saída para cima (上吹きスイング). Há opção de cores, branco ou rosa.

Da esq. p/ dir. desumidificadores Sharp, e os dois da Corona (Kakaku)

Desumidificadores com zeólito

Os aparelhos desse tipo removem a umidade com o zeólito, passam por um aquecedor para liberar ar seco.

Eis as vantagens. Como não têm compressor são mais leves e silenciosos. Os pontos fracos são que consomem bem mais energia elétrica, pesando no bolso e, por causa do aquecedor, o ambiente pode esquentar. Portanto, são mais indicados para os dias frios.

Os modelos mais vendidos dessa categoria são da Panasonic, Iris Aoyama e Hitachi, na faixa de 17 a 19 mil ienes.

Panasonic F-YZP60-W

Pode ser encontrado na faixa dos 19 mil ienes. Este modelo com dessecante tem função para ajudar a secar as roupas estendidas dentro de casa. É dotado de uma poderosa função Econavi, com sensor capaz de captar o processo de secagem das roupas. A cada 1 minuto ele cruza as informações de temperatura e umidade. Consegue captar até mesmo a quantidade pequena de 1 Kg de roupa. Quando “percebe” que a roupa secou, desliga automaticamente. Pode escolher entre as cores branco, azul e prata.

Iris Aoyama DDD-50E

Na faixa dos 17 mil ienes, este também tem função para ajudar na secagem das roupas. Promete reduzir em ⅕ o tempo de secagem. O ângulo da saída de ar pode ser mudado, o que ajuda muito. Tem funções de circulador de ar, desumidificador de ambiente e auxiliar para secagem de roupas, de forma independente. Muito útil se colocado dentro do closet ou banheiro para evitar umidade e consequente mofo.

Hitachi HJS-D562

Na mesma faixa dos 17 mil ienes, este modelo também é forte para ajudar a secar roupas dentro de casa. Outro ponto forte é que ele trabalha bem no inverno, por não ser afetado pela baixa temperatura. O ar sai de ângulos que variam de 50º para frente a 100º para cima no caso do sopro spot. Outra opção é a saída de ar que varia em 150º de cima para baixo e vice-versa. São 4 os modos de operação: secar roupas, mantenedor automático da umidade entre 40 a 60%, supressão da condensação e modo silencioso.

Da esq. p/ dir. desumidificadores com zeólito da Panasonic, Iris Aoyama e Hitachi

Desumidificadores híbridos

São do tipo híbrido, ou seja, usam os dois sistemas – compressor combinado com zeólito.

A grande vantagem é que não importa qual a estação do ano, pois funcionam bem em todas. O que faz o consumidor ficar em dúvida na hora da compra é o preço, ainda um tanto elevado. Outro ponto a favor é que não são pesados. Logo, qualquer pessoa consegue carregá-los.

Portanto, se puder comprar um desse tipo híbrido, pode ser uma boa aquisição. Oferece conforto e segurança o ano todo deixando os ambientes da casa livres da umidade, do ácaro e do mofo. Os 2 mais vendidos são da Panasonic.

F-YHRX120

Apesar do preço, na faixa de 43 mil ienes, é um poderoso desumidificador. Na época dos pólens, no verão, na estação das chuvas e no inverno, é muito útil. Tem capacidade para absorver até 20l de água por dia, com tanque de 3,2l. Além de manter o ambiente livre do excesso de umidade, atuando na prevenção da formação de mofos, ainda ajuda a secar as roupas com eficiência. Mantém a umidade na faixa entre 40 a 60%.

F-YHRX200

Como o modelo acima, tem todas as funções do outro. Só que o tanque é maior, de 5l. E também é mais comprado por famílias com casa mais espaçosa. A faixa de preço varia de 75 a 85 mil ienes.

Os dois modelos híbridos mais vendidos são da Panasonic (divulgação)

Vale lembrar que esta matéria é informativa e não tem caráter de merchandising. Caso não tenha lido a matéria sobre as melhores máquinas de lavar roupa, toque aqui para abri-la.

Se gostou das informações, compartilhe com seus amigos.

Fonte: Kakaku.com 
Fotos: divulgação e Kakaku

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!