O incêndio criminoso ocorrido no estúdio Kyoto Animation, em Fushimi-ku, cidade de Quioto (província homônima), na quinta-feira (18), foi o mais trágico dos últimos tempos.
A ocorrência resultou em 33 mortes, sendo 12 homens, 20 mulheres e 1 corpo ainda não identificado. No hospital 36 pessoas foram socorridas, sendo que 17 estão internadas e entre elas algumas inconscientes.
Segundo informações da polícia dentro do prédio de 3 andares estavam 67 funcionários e 6 pessoas de fora. As vítimas fatais foram retiradas dos 3 andares, sendo 2 do primeiro, 11 do segundo e 20 do terceiro, tentando ir para o terraço.
Criminoso
O criminoso teria comprado 2 tanques de 20 litros cada, de gasolina, em um posto próximo ao estúdio. Ele tem 41 anos, é de Kanto, e antes de ser internado com queimaduras, teria dito “botei fogo” e “roubaram minha obra”. Ele está internado em estado grave, inconsciente, segundo a polícia.
Testemunhas da empresa teriam ouvido o criminoso gritando “morram”. Ele teria transportado os 2 tanques de gasolina com um carrinho e passado para um balde. Com o balde esparramou o combustível no primeiro andar e logo teria usado isqueiro para atear fogo. Dentro de sua mochila havia facas. A polícia cogita a possibilidade de ter sido um crime planejado.
Veja o vídeo do jornal Asahi o qual mostra as atividades de contenção do fogo.
Ameaças contra a empresa
Hideaki Hatta, presidente da Kyoto Animation, declarou para a NHK que “ameaças contra a empresa não eram poucas. Entre elas, havia especialmente as ‘morram’ e de ameaça de assassinato”.
Solidariedade do mundo
A Sentai Filmworks, com sede no Texas, que distribui os animês da empresa de Quioto, assim que soube da tragédia, lançou uma campanha de solidariedade Help KyoAni Heal em um site de crowdfunding. Em 7 horas, rapidamente, reuniu 36 milhões de ienes. Americanos, japoneses e chineses que contribuíram deixaram mensagens de condolências e de solidariedade.
Essa tragédia comoveu não só o Japão como as pessoas em todas as partes do mundo.
A KyoAni como é conhecida empregava jovens, sobretudo pessoas talentosas, apaixonadas por animação. Muitos dos animês são famosos como K-On!!, Suzumiya Haruhi no Shoshitsu e outros.
Assista ao vídeo do Mainichi.
Fontes: NHK, Asahi, ANN, NLab e JNN