De tufão a ciclone extratropical Hokuriku e norte sob vigilância

Mesmo deixando de ser o tufão Tapah, tempestade e chuva intensa devem continuar em ampla faixa no norte do país.

Andaime derrubado em Fukuoka, por volta das 20h30 de domingo (ANN)

O tufão Tapah se transformou em ciclone extratropical no momento em que estava sobre a Península de Noto, em Ishikawa, às 9h de segunda-feira (23), informou a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ.

Publicidade

Devido à área de baixa pressão, a região de Hokuriku está sob tempestade, com rajadas de vento. Com essa influência, as condições atmosféricas se tornam instáveis ​​em uma ampla faixa do leste do Japão, formando nuvens de chuva. 

A previsão é de que o ciclone extratropical se desloque pela costa do Mar do Japão e antes do amanhecer deverá se aproximar das províncias do norte.

Ele continua requerendo vigilância para as rajadas de vento em ampla área, incluindo Kansai, Tokai, Kyushu, Shikoku, Tohoku e Kanto, além de Hokuriku.

30 feridos pelo tufão Tapah

A Agência de Gestão de Fogos e Desastres informou na segunda-feira que o número de feridos em consequência do tufão de número 17 foi de 30. A província que mais gerou vítimas foi Okinawa, com 19, mais 4 em Saga, 3 Nagasaki e 3 em Miyazaki. A maioria foi atingida pelas rajadas de vento. Em Okinawa houve registro de 47m/s enquanto em Nagasaki, de 38m/s.

Em Saga 3 pessoas de uma família foram socorridas por intoxicação de gás carbônico, por estarem usando um gerador movido a gasolina dentro de casa. Nessa ocasião a cidade estava sem energia elétrica. 

Apagões em larga escala

Em Nagasaki, depois das 20h de domingo (NHK)

Também foram contabilizadas destruições parciais de imóveis nas províncias atingidas. Foram 3 em Okinawa, 2 em Nagasaki e 1 em Miyazaki.

Depois de ter causado apagão em 40 mil pontos em Okinawa, no sábado, no dia seguinte foram cerca de 150 mil locais em Kyushu. Até a manhã de segunda-feira ainda são 34.920 mil locais nas províncias de Nagasaki, Kumamoto, Fukuoka, Saga, Kagoshima e Oita. 

Chuva em Hyogo e Mie

A chuva forte em Mie e Hyogo foi consequência do tufão Tapah. Mesmo distante do olho do tufão há locais como na região de Kihoku (Mie) onde foi registrado índice pluviométrico histórico de 120mm em curto período de tempo, no final da tarde de domingo.

Fontes: NHK, ANN, Tokai TV, Okinawa Times e FNN

 

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Tapah: fortes ventos e chuva em ampla área do Japão

Publicado em 23 de setembro de 2019, em Sociedade

O Tapah deve se transformar em uma depressão e se mover para o nordeste sobre o Mar do Japão.

O tufão Tapah segue para o norte do Japão (NHK)

O tufão Tapah está atingindo partes do oeste do arquipélago enquanto se desloca para o nordeste ao longo do Mar do Japão. Ele está trazendo fortes ventos e chuva pesada para amplas áreas do país nesta segunda-feira (23).

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão – AMJ alerta contra fortes ventos, deslizamentos, ondas altas e inundações, assim como queda de raios e rajadas de vento repentinas.

Autoridades meteorológicas estimam que desde as 7h desta segunda-feira, o Tapah estava sobre águas a 130Km ao norte da cidade de Matsue (Shimane). A tempestade estava se deslocando a nordeste a uma velocidade de 50Km/h.

Ela deve se transformar em uma depressão e se mover para o nordeste sobre o Mar do Japão e provavelmente vai se aproximar do norte do país entre a noite de hoje e a manhã de terça-feira (24).

A AMJ diz que áreas costeiras ao longo do Mar do Japão podem ser atingidas por fortes ventos e condições marinas ferozes até a noite desta segunda-feira.

A agência também diz que as costas voltadas para o Pacífico, o leste do Japão e regiões no norte podem ser atingidas por aguaceiros acompanhados de trovoadas até a noite desta segunda-feira.

Ventos com força de tornado causaram danos na cidade de Nobeoka (Miyazaki). A operadora ferroviária JR Kyushu disse que uma torre de aço na estação de Nobeoka foi ao chão. Vidros de janelas de vários locais quebraram.

Torre de aço que foi ao chão por causa da força dos ventos na estação de Nobeoka, província de Miyazaki (NHK)

Empresas de energia disseram que desde a manhã de hoje, cerca de 57.000 residências na região Kyushu, e cerca de 9.200 na província de Yamaguchi, estavam sem luz. Apagões também foram relatados em partes das províncias de Hiroshima, Tottori e Okayama.

O tufão forçou o cancelamento de cerca de 500 voos domésticos no domingo (22). Companhias aéreas já suspenderam 54 voos para hoje e pedem aos passageiros que verifiquem as informações recentes em seus sites.

A West Japan Railway Company diz que trens-bala na linha Sanyo Shinkansen vão operar normalmente nesta segunda-feira.

A empresa ferroviária pede aos passageiros que verifiquem as mais recentes informações, dizendo que ventos e chuva podem afetar seus serviços.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!