Forte tufão n.º 15 sobre Kanto, com violentas rajadas de vento

Por causa da passagem do forte tufão já ocorreu apagão em extensa área, tempestade violenta e também altas temperaturas em outras regiões.

O tufão se desloca para Tohoku (NHK)

O compacto porém forte tufão Faxai, o 15.º do ano, depois de ter passado sobre Shizuoka na noite anterior, na manhã de segunda-feira (9) sobre Kanto, provocou rajadas de vento históricas. Na cidade de Chiba (província homônima) foi constatada velocidade máxima de 57,5m/s ou 205Km/h.

Publicidade

O Faxai se move mantendo sua potência, com pressão atmosférica central de 960hPa, velocidade máxima do vento no centro de 40m/s e circundante de 60m/s.

Os índices pluviométricos acumulados são de 441mm em Izu (Shizuoka) e 243mm em Hakone (Kanagawa).

De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão-AMJ, o forte tufão n.º 15 esteve passou sobre a cidade de Chiba antes das 5h da manhã, depois pela província de Ibaraki e está avançando em sentido Tohoku.

Mesmo passado o pico o tufão continua provocando tempestade e chuva, o que aumenta o risco de desastres. Por isso, a recomendação é de cuidado e seguir as instruções das autoridades locais. 

Apagão em 900 mil locais

Às 7h de segunda-feira a Tepco informou que houve corte de energia elétrica em aproximadamente 621.700 unidades em Chiba, 147 mil em Kanagawa, 82.700 em Ibaraki, 41.600 em Shizuoka e 19.000 em Tóquio, totalizando cerca de 900 mil pontos. 

Forte calor em outras regiões

Após a passagem do tufão o sol volta a brilhar em Kanto. Mas em contrapartida o vento quente faz a temperatura subir.

Por causa disso a previsão é de calor intenso em Nagoia (Aichi), chegando à máxima de 37ºC, 35ºC em Osaka e em Tóquio 36ºC. 

Fontes: NHK, AMJ, Weather News, Tenki e Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Os melhores países para visitar; lista do Fórum Econômico Mundial

Publicado em 9 de setembro de 2019, em Notícias do Mundo

A Espanha é o melhor país do mundo para visitar, de acordo com o Travel & Tourism Competitive Report 2019 do Fórum Econômico Mundial. Veja os top 10 países na lista.

Cala Macaralleta, Espanha (banco de imagens)

A Espanha foi declarada o melhor país no mundo para visitar.

Publicidade

Pelo terceiro ano consecutivo ela ficou acima da França no Travel & Tourism Competitive Report 2019 (Índice de Competitividade em Viagens e Turismo) do Fórum Econômico Mundial – FEM, a organização com sede na Suíça que anualmente reúne a elite global para discutir assuntos importantes.

E com atraentes pontos turísticos como Barcelona e sua Basílica da Sagrada Família, Madri e seu famoso Museu do Prado e a Costa del Sol com suas praias agradáveis e convidativas, é fácil ver por que a Espanha é a favorita global.

O terceiro lugar da Alemanha – acima da Itália, Japão e EUA – pode surpreender alguns. Entretanto, os destinos são classificados pela “prontidão de viagem” no que o FEM chama de “ponto crucial” para a indústria de viagem. Os 90 fortes critérios incluem infraestrutura, segurança e iniciativas de viagem sustentável. Cultura, acomodação e custo-benefício também foram levados em consideração.

Os EUA e o Japão ficaram entre os cinco melhores. O Iémen ficou em último, na 140ª posição.

Daigo-ji em Quioto no outono (banco de imagens)

O Japão manteve sua 4ª posição no ranking da avaliação anterior. Ele ficou no primeiro lugar em eficiência no transporte e no segundo em hospitalidade. O relatório também menciona seus patrimônios culturais e intangíveis e seus estádios de esportes. Entretanto, salienta que o Japão tem muitas espécies ameaçadas e diz que o país pode fazer melhor uso de suas fontes ao oferecer mais proteção para seus habitats naturais.

Pouca mudança dos 10 destinos top

Os países top 10 continuaram amplamente inalterados dos rankings do ano passado, com exceção do Reino Unido, que caiu da 5ª para a 6ª posição.

A Itália ficou em 8º e o Canadá em 9º.

Para criar a tabela bienal, o FEM analisou quatro áreas do turismo: fontes naturais e culturais, infraestrutura, viagem nacional e política de turismo e “ambiente favorável” (de segurança à higiene a mercado de trabalho). Ele mediou 90 indicadores contra 14 “pilares” dentro dessas áreas, o que significa que 140 países foram classificados por coisas como fontes culturais, infraestrutura de transporte aéreo e competitividade de preço.

Os pilares foram então agregados para formar os rankings gerais.

Palácio de Versalhes, França (banco de imagens)

A Áustria – cuja capital Viena foi nomeada neste mês “a melhor no mundo para viver” – ficou em 11º lugar no geral. No entanto, ela ficou no topo da tabela por “saúde e higiene”.

Olhando para o fator da segurança, Finlândia, Islândia e Omã foram julgados os países mais seguros. El Salvador, Nigéria e Iémen foram classificados como os menos seguros.

Os EUA ficaram no topo somente em um pilar: aquele de “recursos humanos e mercado de trabalho”.

O Canadá ficou no topo por infraestrutura de transporte aéreo e o México por recursos naturais.

Nos rankings gerais, houve mais movimento fora dos top 10 países. A Romênia, Sérvia e Albânia todos subiram 12 lugares para 56º, 83º e 86º respectivamente. O Egito subiu nove posições e o Omã oito.

Enquanto isso, Taiwan caiu sete posições, para o 37º lugar. O Equador caiu do 57º para o 70º e Trinidad e Tobago sofreu a maior queda, de 14 lugares, do 73º para o 87º.

O Brasil ficou no 32º lugar dos melhores países para visitar no mundo.

Veja os top 10 dos melhores países para visitar (e mais abaixo dos piores). Caso queira ver a lista completa, toque aqui para abrir.

Os melhores países para visitar

Posição País/Nação
1 Espanha
2 França
3 Alemanha
4 Japão
5 Estados Unidos
6 Reino Unido
7 Austrália
8 Itália
9 Canadá
10 Suíça

Os piores países para visitar

Posição País/Nação
131 Serra Leoa
132 Burkina Faso
133 Haiti
134 Angola
135 Mauritânia
136 República Democrática do Congo
137 Burundi
138 Libéria
139 Chad
140 Iémen
Fontes: CNN Travel , FEM, NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!