Gasolina poderá chegar a ¥150/l impactando no orçamento no feriadão

Houve aumento de preços nos combustíveis pela oitava semana consecutiva. Se continuar assim a gasolina comum poderá chegar à média de ¥150/l.

Abastecimento em posto ‘self service’ (ANN)

Na viagem de ida do próximo feriado o consumidor pagará pela média de 148,8 ienes o litro da gasolina comum, levantada em 23 deste mês pela Agência de Recursos Naturais e Energia. 

Publicidade

O aumento verificado foi pela oitava semana consecutiva, com quase 1 iene a mais.

No entanto, para o trajeto de volta pode ser que o preço médio aumente para 150 ienes, segundo previsão. Se isso ocorrer atingirá o nível mais alto desde junho e isso poderá impactar no orçamento doméstico das famílias. 

De acordo com fontes desse mercado, os custos de compra do petróleo bruto estão com tendência de aumento. Por isso, é provável que passado o fim de semana o preço do litro da gasolina poderá subir para a faixa dos 150 ienes. Antes do aumento dos preços, é provável que um grande número de pessoas digam “tanque cheio” nos postos, formando inclusive filas.

O litro da gasolina de alta octanagem passa à média de 159,7 e o do querosene para 129,2 ienes. 

Fontes: ANN e Response

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

230 mil vidas perdidas em um dia: Ásia relembra devastador tsunami de 2004

Publicado em 26 de dezembro de 2019, em Ásia

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 ao largo da costa de Sumatra causou um tsunami que varreu áreas costeiras da Indonésia, Índia, Tailândia e outros 9 países.

Achém, na Indonésia, em ruínas. Imagem de 2 de janeiro de 2005 (Wikimedia/U.S. Navy photo by Photographer’s Mate 2nd Class Philip A. McDaniel)

Comunidades em toda a Ásia homenagearam as 230 mil vítimas do tsunami no Oceano índico nesta quinta-feira (26), 15 anos após um dos desastres mais mortais do mundo.

Publicidade

Na manhã depois do dia de Natal em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 ao largo da costa da ilha de Sumatra causou um tsunami cujas ondas chegaram a 17,4 metros de altura e varreram áreas costeiras vulneráveis da Indonésia, Índia, Tailândia e outros 9 países.

Cerimônias de homenagem estavam programadas na província indonésia de Achém, onde vilarejos inteiros foram arrasados e mais de 125 mil pessoas morreram nas ondas gigantes.

Desde então, a área foi amplamente reconstruída, com cerca de 25.600 prédios residenciais, comerciais, do governo e de escolas construídos dentro de uma zona de alto risco, que havia sofrido praticamente total devastação em 2004.

Na Tailândia, onde mais de 5.300 pessoas morreram, incluindo turistas que estavam em resort de ilhas no Mar de Andaman, oficiais realizaram uma cerimônia de homenagem e pediram por mais conscientização e preparação para desastres.

Aproximação do tsunami em 2004 em Ao Nang, província de Krabi, Tailândia (Wikimedia/David Rydevik)

“O governo quer aumentar padrões de segurança e criar conscientização em todos os setores na preparação e proteção das pessoas contra desastres”, disse o vice-ministro de assuntos internos Nipon Bunyamanee na cerimônia de abertura. Ele disse que 26 de dezembro foi designado dia nacional de prevenção de acidentes.

Autoridades posteriormente depositaram coroas de flores em um centro memorial na província de Phang Nga em respeito ao sobrinho do Rei Maha Vajiralongkorn, que foi visto pela última vez a bordo de uma moto aquática na costa quando o tsunami surgiu.

Sobreviventes de Ban Nam Khem, o vilarejo tailandês mais atingido, vão realizar uma vigília durante a noite. Ao menos 1.400 pessoas morreram quando as ondas atingiram a vila pesqueira.

Na Índia, onde mais de 10 mil pessoas perderam a vida no tsunami, sobreviventes também vão realizar cerimônias de homenagem. Mais de 35 mil pessoas morreram no Sri Lanka.

Imagem de 5 de janeiro de 2005 no Sri Lanka de vagão de trem arrastado pelo tsunami (Wikimedia)

Fonte: Japan Today

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!