Hamamatsu: orientações para crianças estrangeiras antes do ingresso no primário

Para que os pequenos estrangeiros possam ter mais alegria na escola primária uma iniciativa está ajudando pais e crianças antes do ano letivo.

Brasileirinhos e outras crianças estrangeiras recebem orientação antes de ingressar no primário (Shizuoka Shimbun)

O Conselho de Educação de Hamamatsu (Shizuoka) iniciou uma atividade pré-escolar diferente no Centro Geral Kami Park (Kami Koen Sogo Center), situado em Minami-ku, no sábado (1.º).

Publicidade

O público alvo dessa iniciativa foi crianças e pais estrangeiros que planejam matricular seus filhos em uma escola primária da cidade, que necessitam de apoio em japonês.

Foram programadas 8 sessões até 21 de março, com o objetivo de ajudar pais e filhos a adquirir regras e idioma japonês básicos, bem como a capacidade de agir em japonês.

Essa iniciativa escolar é operada pela ONG Grupo de Estudos sobre Cultura e Língua Japonesa de Hamamatsu. 

Experientes em educação infantil e professores qualificados ensinam os pequenos estrangeiros a ler e escrever hiragana e contar números usando materiais de ensino japoneses e artesanais. Os pais também são ensinados sobre os costumes da escola primária.

Na primeira vez, 16 crianças de 9 nacionalidades, como do Brasil e Vietnã, participaram e aprenderam a chamar partes do corpo e a segurar corretamente um lápis. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são 272 crianças estrangeiras que atingem a idade escolar em abril na cidade e quase 90% delas querem ingressar nas escolas primárias da cidade. 

“Quero que as crianças sintam que a escola é um lugar divertido. E se os pais tiverem dúvidas, gostaria de saná-las”, disse Hironori Ishikawa, chefe do Centro de Apoio Educacional da Prefeitura.

Fonte: Shizuoka Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tiros contra casa do número 2 do Yamaguchi-gumi em Mie

Publicado em 3 de fevereiro de 2020, em Crime

Instalou-se um clima de tensão em Mie por causa dos disparos de tiros contra a casa do segundo no escalão do Yamaguchi-gumi, yakuza.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!