OMS diz que pessoas saudáveis não precisam usar máscara para prevenção do Covid-19

A divulgação da OMS sobre os procedimentos de prevenção ao novo coronavírus foi feita no sábado. Leia os detalhes.

Máscara pronta para ser usada (PM)

A OMS-Organização Mundial da Saúde divulgou parecer público no sábado (29) sobre o uso de máscaras para controlar novas infecções pelo novo coronavírus, o Covid-19. 

Publicidade

Como não há evidências de que a máscara seja eficaz na prevenção de infecções, a instituição recomenda que as mãos, sim, sejam desinfetadas.

A OMS afirma que o uso desnecessário de máscaras pode aumentar os custos, causar falta de distribuição e um efeito adverso devido à falsa sensação de segurança

O uso de uma máscara pode ajudar a limitar a propagação de doenças respiratórias, incluindo o novo coronavírus, mas desde que as mãos sejam higienizadas. Tocar o rosto ou a máscara com dedos não desinfetados pode prejudicar a eficácia da máscara.

A OMS recomenda o uso de máscaras em casos específicos, como para quem tem tosse, febre e dificuldade respiratória. E, depois, procurar um médico.

“Se não tem esses sintomas não deve usar máscara pois não há evidência de que protege as pessoas que não estão doentes”, adverte. 

No entanto, se está cuidando de uma pessoa enferma, com o novo coronavírus, deve usar máscara quando está com ela no mesmo ambiente. E relembra que quem a usa deve descartá-la corretamente. E também deve lavar bem as mãos com água e sabonete ou usar álcool.

Portanto, no caso de querer usar máscara essa deve ser combinada com a constante desinfecção das mãos. Não se deve tocar nela enquanto usa. A máscara deve ser substituída assim que ficar úmida. Ao retirá-la para o descarte deve ser colocada em uma lixeira com tampa. Para removê-la do rosto deve usar as duas mãos e retirá-la pelos elásticos, sem tocar na sua superfície. No caso de ter tocado acidentalmente lave as mãos imediatamente.

Em resumo, as pessoas saudáveis não precisam usar máscara como agente protetor. É muito mais eficiente cuidar da higienização dos dedos, por isso, deve-se lavar as mãos com água e sabonete ou usar álcool

Assista ao vídeo para ver como se usa (em inglês, sem legenda).

https://youtu.be/lrvFrH_npQI

Fontes: OMS, IT Media, Nikkei e Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Covid-19: em 1.º de março mais de 950 infectados no Japão

Publicado em 2 de março de 2020, em Sociedade

Com novos infectados pelo Covid-19 o número total dentro do país também subiu, sendo que os do navio continuam iguais ao da semana anterior.

Atualização em 1.º de março, até 22h30 (PM)

De acordo com os governos locais e o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, mais três pessoas foram infectadas nas províncias de Kanagawa e Aichi, duas em Hokkaido e uma em cada uma das províncias de Tóquio, Chiba, Kochi, Fukuoka e Hyogo. Em Hokkaido, um homem de 70 anos morreu.

Publicidade

Assim, o total de pessoas infectadas dentro do país, incluindo turistas vindos da China, subiu para 242, até a noite de domingo (1.º). Veja o quadro por província.

  • 72 em Hokkaido
  • 39 em Tóquio
  • 32 em Aichi
  • 25 em Kanagawa
  • 14 em Chiba
  • 13 em Wakayama
  • 6 em Ishikawa 
  • 5 em Kumamoto
  • 4 em Osaka
  • 3 em Fukuoka e Okinawa
  • 2 de cada em Kochi, Nagano, Gifu e Quioto
  • 1 de cada em Hyogo, Miyagi, Tochigi, Saitama, Niigata, Shizuoka, Mie, Nara e Tokushima
  • 9 funcionários do governo

No quadro dos passageiros do navio Diamond Princess não houve aumento de infectados, mantendo em 705. 

Também não teve aumento das pessoas que retornaram da China em voos fretados, portanto, continuam sendo 14. O total de pessoas com infecção subiu para 961. 

Até 27 do mês anterior 41 pessoas que foram infectadas no país tiveram alta e passam bem.

São 56 pacientes internados em UTI ou usando equipamento de respiração, sendo 36 do cruzeiro e 20 do país.

O total de mortes até a noite de domingo é de 12, sendo 6 do cruzeiro e 6 do Japão.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!