Em meio à propagação do novo coronavírus as máscaras de tecido têm sido aliadas para a prevenção, junto com as ações de higiene pessoal como lavar bem as mãos com sabonete, uso do álcool e fazer gargarejo.
O governo divulgou um vídeo para explicar como fazer a higienização da máscara, lavando-a. Afinal, se a usou fora de casa é possível que esteja com outros vírus e até o próprio novo coronavírus na parte externa. Por isso, é importante lavá-la logo após o uso. Se tem várias pessoas na família, a lavagem deve ser individual, ou seja, uma por vez.
O que precisa para lavar
Para isso irá precisar de sabão líquido, alvejante à base de cloro, uma toalha limpa, uma bacia, luvas, varalzinho e água.
Coloque uma quantidade de água na bacia e despeje o sabão líquido, de lavar roupas e mexa para dissolver bem. A medida ideal é 0,7 grama para cada 2 litros de água ou equivalente à meia colher de chá.
Coloque a máscara na água com sabão e deixe-a de molho por 10 minutos.
Depois, dê leves toques na máscara, sem jamais esfregá-la para não estragar as tramas do tecido. Jogue a água fora, com cuidado para não espirrar a água.
Depois enxágue-a bem, mas com movimentos delicados.
Segunda etapa
Depois do primeiro enxágue é a vez de colocá-la de molho no alvejante à base de cloro. Se for branca pode usar o produto comum, inclusive o usado na cozinha. Se for estampada e colorida, lembre-se de usar o alvejante próprio para roupas de cor.
Antes de iniciar o processo vista as luvas. Para cada 1 litro de água coloque 15ml de alvejante. Novamente deixe a máscara de molho por 10 minutos. Segue o mesmo processo da primeira lavagem, sem esfregar, apenas dando leves toques.
Depois enxágue 2 vezes, e novamente, tome cuidado ao descartar a água, para não espirrar porque pode manchar outras coisas e até a roupa.
Retire-a e coloque-a entre a toalha limpa dobrada para retirar o excesso de água. Depois pode estendê-la no minivaral, preferencialmente ao ar livre para tomar ar. É recomendável não usar secadora.
As máscaras devem ser lavadas assim que ficarem sujas ou 1 vez ao dia.
Assista ao vídeo do MHLW-Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar e METI-Ministério da Economia, Comércio e Indústria.
Fontes: METI e MHLW