Exibições de fogos de artifício e outros eventos de verão no Japão foram cancelados por organizadores na sexta-feira (10), mais de 3 meses antes de suas datas previstas, devido à propagação do novo coronavírus.
Em Tóquio, o Festival de Fogos do Rio Sumida, que estava programado para 11 de julho, geralmente atrai cerca de 1 milhão de espectadores. Os organizadores disseram que eles tomaram a decisão do cancelamento logo porque o contato próximo entre os espectadores seria inevitável.
A exibição de fogos é normalmente realizada no último sábado de julho, mas havia sido adiantada a data para 11 de julho neste ano para evitar conflito com as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2020.
Os Jogos de Tóquio foram adiados em 1 ano devido ao coronavírus que surgiu na China no fim do ano passado.
Cerca de 22 mil disparos seriam feitos durante o evento deste ano. A data para o de 2021 está sendo discutida, disseram os organizadores.
Na cidade de Nagaoka (Niigata), o prefeito anunciou que o Grande Festival de Fogos de Nagaoka, que aconteceria em agosto, também havia sido cancelado.
O evento, que remonta a 1879, é visto como um das melhores exibições de fogos de artifício do Japão. No evento de 2 dias em agosto do ano passado, o festival recebeu 1.08 milhão de visitantes.
Principais festivais nas províncias no norte do Japão também estão sendo cancelados.
O Festival Tanabata programado para o período de 6 a 8 de agosto em Sendai (Miyagi), que geralmente atrai mais de 2 milhões de pessoas, foi cancelado, assim como o Festival Nebuta na cidade de Aomori no período de 2 a 7 de agosto.
Fonte: Mainichi