O governo da província de Fukui anunciou uma medida inédita no sábado (18). Trata-se de um cupom para que as famílias possam adquirir caixas de máscaras em meio à escassez nesta época de risco de infecção pelo novo coronavírus.
As 289 mil famílias começarão a receber a partir de 23 deste mês um cartão-postal (hagaki) de cor rosa, como um cupom para aquisição de 1 e até no máximo 2 caixas contendo 50 unidades de máscaras.
O sistema é bem simples. Basta apresentar esse cupom em uma das 64 filiais da rede de farmácias Genky na província. Cada caixa custará 2.350 ienes, já com imposto e deverá estar disponível a partir de 24.
Essa iniciativa só foi possível através de uma parceria entre a Fuji Corporation, com matriz em Sabae, e a rede de farmácias. Como o governo conseguiu separar 300 mil caixas, se todas as famílias adquirirem 2 irá faltar para quem precisa. Por isso, analisa se conseguirá obter mais.
O governo informou que uma caixa nas lojas da web custa em torno de 3 a 5 mil ienes. Mas, com a negociação da parceria a rede Genky colaborou não acrescentando lucro, por isso o preço é acessível. A revenda pela família está proibida.
Tanto o governo como a Genky pedem especial atenção para evitar a aglomeração e o contato próximo quando começarem as vendas, com pedido para evitar ir buscar a caixa em horários de pico.
Fonte: Fukui Shimbun