População de Osaka é a que mais colabora no #FiqueEmCasa

Com meta de 80% no isolamento social a população de Osaka é a que mais colabora, chegando a quase 90%. Veja nas outras capitais.

Avenida Midosuji em Yodoyabashi, cidade de Osaka, vazia de tráfego e de pessoas, às 13h de quarta-feira (MBS)

No feriado Dia de Showa (29) a NTT DoCoMo realizou um levantamento do movimento das pessoas nas 47 províncias, através do smartphone, preservando a privacidade dos usuários.

Publicidade

Osaka foi a cidade e a província mais colaborativa na campanha #FiqueEmCasa como forma de controle do aumento da infecção pelo novo coronavírus. 

As análises foram feitas por volta das 15h comparando com dados médios de janeiro e fevereiro deste ano.

Na região central de Umeda, próximo à estação de Osaka, foi observada redução de 87,6%. Caso queira assistir à reportagem da MBS TV toque aqui e veja os principais pontos de Osaka vazios.

Dotonbori, icônico point em Osaka, vazio, por volta das 13h de quarta-feira (MBS)

Também foram observadas queda brusca de movimento nas vias expressas, que estariam congestionadas no feriado de Golden Week, e também no KIX-Aeroporto Internacional de Kansai, quase sem ninguém.

Média de 70% de redução 

Na comumente movimentada área de Shinjuku, em Tóquio, a queda foi de 81,7%, portanto no índice esperado pelo governo. Mas, em Shibuya foi de 77,8%.

Em outras capitais do país, como em Yokohama (Kanagawa) e a área de Tenjin, em Fukuoka (província homônima), foram observadas queda de 78,2% e 76,9%, respectivamente, bem próximas das metas.

Nas proximidades da estação de Omiya (Saitama), Sannomiya em Kobe (Hyogo) e estação de Chiba (cidade e província homônimas), os índices foram de 74%, 70,5% e 70,2%, respectivamente.

Shinjuku, em Tóquio, vazia, por volta das 10h (ANN)

Em outras províncias consideradas de vigilância especial também não chegaram à meta. Nas proximidades da estação de Quioto foi de 77,8%, da estação de Nagoia (Aichi) foi de 77,6%, ao redor da estação de Kanazawa (Ishikawa) foi de 74,9% e de Sapporo (Hokkaido), de 71,5%. 

Embora Hiroshima não seja uma dessas de vigilância especial, o povo colaborou mais, com 70,8% de redução. 

Locais abaixo dos 70% ou quase nada de redução 

Nas proximidades de outras estações como de Mito (Ibaraki), foi de 57,5%, de Gifu foi de 57,3%, Sendai (Miyagi) foi de 68,3% e Takamatsu (Kagawa), de 50,1%.

Nos demais locais os percentuais foram bem baixos, ficando bem aquém do esperado. Na Kokusai Doori em Naha (Okinawa) foi de 30,4%, em Otsu (Shiga) foi de 10,4% e Kofu (Yamanashi) foi de 18,1%. Ou seja, nesses locais as pessoas não estão preocupadas com o controle do aumento da infecção.

Fontes: MBS, ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Locais de Patrimônio Mundial do Japão em alerta contra infecções com o início do feriado

Publicado em 30 de abril de 2020, em Sociedade

Normalmente, esses lugares ficam em áreas rurais onde cuidados médicos são insuficientes e não podem lidar com grande número de infectados.

A famosa Shirakawa-go (PM)

Municípios que abrigam locais de Patrimônio Mundial da UNESCO no Japão estão em alerta máximo contra a propagação do novo coronavírus agora que o país entrou efetivamente no feriado da Golden Week até 6 de maio.

Publicidade

Para muitos no público, o feriado prolongado já começou no fim de semana passado ou no feriado do Dia Showa na quarta-feira (29), dependendo dos planos das pessoas. O período de descanso se encerra em 6 de maio para a maioria.

Em um ano normal, esses destinos turísticos ficam lotados de pessoas durante o período de feriado, mas a atual pandemia de Covid-19 e pedidos nacionais para autocontenção em sair provavelmente devem reduzir o número de visitantes nesses lugares.

Mas municípios onde ficam esses destinos turísticos continuam cautelosos porque muitos deles ficam em áreas rurais onde cuidados médicos são insuficientes e não serão capazes de lidar com um aumento no número de pacientes infectados se o coronavírus se espalhar.

Shirakawa-go

O vilarejo de Shirakawa na província de Gifu atrai cerca de 10 mil visitantes por dia no feriado da Golden Week para a Shirakawa-go, conhecida por suas casas no estilo gassho com telhados de palha.

O prefeito de Shirakawa, Shigeru Narihara, disse que todo o distrito de Shirakawa-go estará fechado em princípio entre 2 e 6 de maio.

Serviços de ônibus locais serão suspensos durante o período enquanto estacionamentos municipais não estarão ativos.

“Shirakawa-go não é um parque temático, e tem muitos residentes de idade avançada. Precisamos protegê-los do risco da infecção”, disse um oficial municipal.

Famosas casas com telhados de palha (PM)

Ogasawara

Residentes das Ilhas Ogasawara, que pertencem a Tóquio e ficam a cerca de mil quilômetros da capital, também estão seriamente preocupados com o risco de infecção.

Com apenas um serviço regular de navio disponível por semana, leva-se cerca de 24 horas de Honshu à Chichi-jima, uma ilha na cadeia de Ogasawara.

“Não podemos testar nem casos suspeitos de coronavírus”, disse um oficial do governo de Chichi-jima, citando que Ogasawara tem apenas uma instalação médica em Chichi-jima e Haha-jima, uma outra ilha na cadeia de ilhas.

Prais de Kominato e Kopepe em Chihchi-jima, Ogasawara (Wikimedia/Anagounagi)

Shirakami

Enquanto isso, residentes perto do local de Patrimônio Mundial Shirakami, uma área montanhosa que tem uma das maiores florestas de faias primitivas do mundo e se estende pelas província de Aomori e Akita, estão otimistas em relação ao futuro próximo, já que atualmente elas recebem um número pequeno de visitantes.

Um oficial do vilarejo de Fujisato em Akita, onde uma entrada que leva ao alto das montanhas fica, disse que somente residentes locais estão vindo no momento.

Juni-ko (Doze Lagos) na região de Shirakami (PM)

Castelo de Shuri

A pandemia de coronavírus dificultou os esforços de reconstrução do Castelo de Shuri em Okinawa, cujas estruturas foram devastadas por um incêndio em outubro passado. A entrada ao local está atualmente proibida.

O número de visitantes no Parque do Shuri-jo, que abriga o castelo, caiu em março após o incêndio.

A queda no número de visitantes é “inevitável” disse um oficial do parque. “Quero que muitas pessoas venham assim que a infecção ficar sob controle”.

O Shurei-mon na área do Parque do Castelo de Shuri (PM)

Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!