Banco central do Japão tem sua primeira diretora executiva em 138 anos

Publicado em 12 de maio de 2020, em Sociedade

Primeira mulher assume o posto de diretora executiva do Bank of Japan - BOJ em 138 anos.

Neste Artigo:
&nbspBanco central do Japão tem sua primeira diretora executiva em 138 anos
Tokiko Shimizu de 55 anos começou a trabalhar para o BOJ em 1987 (NHK)

O banco central do Japão acaba de apontar sua primeira diretora executiva em 138 anos.

Publicidade

Tokiko Shimizu, banqueira de 55 anos, foi apontada como parte de uma remodelação radical no Bank of Japan – BOJ (Banco do Japão), tornando-se uma da equipe de seis executivos responsáveis por administrar as operações diárias do banco central.

Shimizu começou a trabalhar para o BOJ em 1987. Ela assumiu papéis na divisão de mercados financeiros e nas operações de câmbio internacional, e foi gerente-geral para a Europa e chefe representante em Londres entre 2016 e 2018.

O BOJ foi estabilizado em outubro de 1882.

Na segunda-feira (11), Tokiko Shimizu se tornou a primeira mulher na longa história do BOJ a ocupar um dos seis postos da diretoria executiva.

As mulheres formam 47% da força de trabalho do banco central, mas somente 13% de postos de gerência superiores e somente 20% das posições de especialistas lidando com questões jurídicas, sistemas de pagamento e notas bancárias, de acordo com os dados do próprio BOJ.

Na última década, desafios demográficos e o crescente número de mulheres no ensino superior começaram lentamente a mudar as estruturas de gerenciamento dominadas pelo sexo masculino no Japão.

Contudo, enquanto as mulheres contem por 51% da população japonesa, de acordo com dados do Banco Mundial, o país é classificado na 121ª posição de um total de 153 países no mais recente ranking de Diferenças Globais entre Gêneros do Fórum Econômico Mundial – FEM.

O país também fica para trás entre os países do G7 para igualdade de gênero, de acordo com o FEM – apesar da promessa do primeiro-ministro Shinzo Abe em delegar poderes a mulheres trabalhadoras através de uma política chamada “womenomics”.

Fonte: CNN


Vamos comentar?

Outras Notícias

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Produtos Brasileiros no Japão - Mugen Foods
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Kumon - estude japonês por correspondência!
Produtos Brasileiros no Japão