Estado de emergência poderá ser estendido até 31 de maio

O governo deve decidir formalmente sobre a extensão na segunda-feira (4). Saiba mais.

Shinzo Abe deve estender estado de emergência até o fim do mês (NHK)

O primeiro-ministro Shinzo Abe está planejando estender o estado de emergência do Japão em cerca de 1 mês até 31 de maio para combater o novo coronavírus, disse um oficial do governo neste domingo (3).

Publicidade

O governo deve decidir formalmente sobre a extensão na segunda-feira (4).

A declaração, originalmente definida para expirar na quarta-feira (6) após um período de 1 mês, levou governos locais a pedirem aos residentes que ficassem em casa o máximo possível e que alguns negócios fechassem a fim de evitar a propagação do vírus.

Contudo, um outro oficial sênior disse que o governo também está planejando permitir a reabertura de parques, museus, bibliotecas e de algumas outras instalações públicas, mesmo em áreas com um número relativamente alto de infecções por coronavírus.

Como parte dos esforços para lidar com a saturação pública devido ao prolongado estado de emergência, o ministro da revitalização econômica Yasutoshi Nishimura disse em uma coletiva de imprensa que o governo permitirá a essas instalações retomarem as atividades se medidas suficientes para evitar a propagação do vírus forem colocadas em curso.

O governo divulgará na segunda-feira um conjunto de diretrizes sobre como retomar as atividades sociais.

A reabertura planejada de instalações públicas será permitida em Tóquio, Osaka, Quioto, Hokkaido, Fukuoka e em 8 outras províncias que o governo sinalizou para intensificação de medidas contra o vírus, de acordo com Nishimura, que é responsável por questões relacionadas ao estado de emergência.

Quando se encontrou com a mídia, Nishimura também disse que o governo está considerando usar o Regional Economy Vitalization Corp. of Japan, um fundo de investimento público-privado, para apoiar financeiramente médias empresas em áreas não urbanas.

“Cerca de ‎¥‎1 trilhão ($9.3 bilhões) foi preparado (pelo fundo) para todo o país. Se necessário, também pensaremos em aumentar essa quantia”, disse Nishimura.

Além disso, ele disse que o governo planeja revelar metas numéricas para quando retirar o estado de emergência.

Na sexta-feira (1º), um painel do governo recomendou que por enquanto pedidos sejam mantidos em vigor para as pessoas ficarem em casa e que alguns negócios fechem, visto que o número de infecções não caiu acentuadamente desde o início da declaração do estado de emergência de Abe em 7 de abril para Tóquio, Osaka e 5 outras províncias.

Em 16 de abril, Abe o expandiu para cobrir o resto do país, pedindo ao público que evitasse espaços fechados, aglomerados e contatos próximos com outras pessoas.

Originalmente, o estado de emergência se encerraria em 6 de maio, o último dia o feriado da Golden Week.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão indica que poderia flexibilizar algumas restrições relacionadas ao coronavírus

Publicado em 3 de maio de 2020, em Sociedade

Desde que medidas preventivas apropriadas estejam em curso, seria possível flexibilizar algumas das atuais restrições sobre atividades econômicas, diz ministro.

Pessoas de máscara em Tóquio (PM)

O Japão poderia flexibilizar algumas das atuais restrições relacionadas ao coronavírus sobre atividade econômica ao permitir que lugares como parques e museus reabram, desde que medidas preventivas apropriadas estivessem em curso, disse o ministro da revitalização Yasutoshi Nishimura neste domingo (3).

Publicidade

As observações ocorrem um dia antes do governo anunciar a possível extensão de seu estado de emergência após se esforçar para suprimir a propagação do novo coronavírus que infectou 15.589 pessoas e matou 530 no país.

“Desde que medidas preventivas apropriadas estejam em curso, seria possível flexibilizar algumas das atuais restrições sobre atividades econômicas”, disse Nishimura em uma coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo.

Lugares como parques, museus, galerias de arte e bibliotecas poderiam reabrir mesmo nas 13 províncias onde o coronavírus se espalhou rapidamente, se eles tomarem medidas para desinfetar suas instalações e assegurar que os visitantes mantenham distância um do outro, acrescentou.

Detalhes adicionais sobre como as restrições podem ser flexibilizadas seriam discutidos em uma reunião de especialistas na segunda-feira (4), disse Nishimura.

O estado de emergência emitido pelo governo no Japão deve expirar na quarta-feira (6), o último dia do feriado da Golden Week. O governo está se preparando para estender o estado de emergência por mais um mês.

Sob o estado de emergência, o governo pediu às pessoas que ficassem em casa, evitassem saídas desnecessárias e se abstivessem de ir a áreas com aglomerações.

Fonte: Asahi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!