Okinawa: 136 casos nas bases esfriam comércio e turismo

Mais 36 militares americanos testaram positivo em um único dia, na província de Okinawa. Em Yamaguchi quarto caso.

Camp Hansen, base da marinha (NHK)

Pelo quarto dia consecutivo a província de Okinawa não teve nenhum novo caso de infecção pelo novo coronavírus, continuando com total de 148, na quarta-feira (15). No entanto, nas bases americanas testaram positivo mais 36 militares do Camp Hansen, somando 136 no total. Somente em julho foram 133 novos casos, mostrando clusters de infecção.

Publicidade

Prefeitos do distrito de Kin e dos vilarejos de Onna e Ginoza, vizinhos do Camp Hansen, se reuniram na terça-feira por que os residentes estão preocupados com a situação, já que muitos dos militares frequentaram o comércio e restaurantes, e eles precisam tomar medidas para evitar o contágio.

Balde de água fria na economia de Okinawa

As reservas dos hotéis foram canceladas uma após a outra em hotéis da de Chatan logo após as notícias das infecções nas bases e dos hotéis alugados para os militares. Para a indústria do turismo, que acaba de começar a reabrir para os turistas, foi como se jogasse um balde de água fria.

American Village, em Chatan, sem o movimento de antes (PM)

Yoshiro Shimoji, presidente do Okinawa Convention & Visitors Bureau, disse “tenho certo otimismo de que todos os testes de PCR na cidade de Chatan foram negativos, mas temos que continuar atentos nas próximas semanas”. Se referiu aos 130 testes PCR aplicados gratuitamente aos funcionários dos estabelecimentos comerciais.  

Comerciantes e população estão ansiosos diante dessa situação porque não sabem se as informações estão sendo todas compartilhadas. Não há clareza quanto às medidas de cada base, por isso, os comerciantes estão tentando se prevenir, redobrando os cuidados para não infectar funcionários e clientes. 

O shopping center Aeon Rycom que estava começando a recuperar seus clientes do arquipélago está sentindo o impacto. Os residentes locais deixaram de ir desde sábado quando as notícias começaram a ser divulgadas. 

Bares, restaurantes e cafés de Chatan tiveram queda drástica de movimento desde o final de semana.

Outros também são afetados, como fornecedores de hortaliças, motoristas de táxi que atendem as bases e outros segmentos. 

Japoneses que trabalham na base estão preocupados

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Bases, com sede em Ginowan, são cerca de 6 mil filiados japoneses, os quais não estão recebendo informações nos seus postos, dentro das bases militares norte-americanas. 

Por isso, na quarta-feira, os representantes visitaram a Sucursal do Ministério da Defesa Civil para interferir na solicitação de informações às bases para aos funcionários japoneses. 

Revelação de que há mais um hotel alugado

O Double Tree by Hilton, em Chatan, próximo ao American Village, não era o único hotel fechado exclusivamente para os militares transferidos dos EUA para Okinawa, para ficarem em quarentena. Na terça-feira soube-se que mais um foi alugado pelo mesmo período de julho e agosto. 

American Village em Chatan, cidade mais afetada pelos clusters de infecção nas bases (PM)

O Exército dos EUA declarou que a partir da semana que vem mudará a operação nos hotéis. Passarão a ser ocupados pelos militares e seus familiares, para ficarem em observação antes do retorno à pátria. 

Os militares estão em período de transferências. 

3 da base de Yamaguchi mentiram

Base de Yonakuni (NHK)

Na quarta-feira soube-se que um militar norte-americano da base de Iwakuni testou positivo. Ele chegou na segunda-feira (13) no KIX-Aeroporto Internacional de Kansai e se deslocou de carro. Está impedido de sair de sua residência. 

Esse não tem contato com outros 3 – familiares de um militar – que chegaram em Narita na segunda-feira, aos quais foi pedido que não usassem transporte público e mantivessem quarentena de 14 dias. No dia seguinte saiu o resultado positivo para eles. No entanto, soube-se que embora tenham declarado se deslocar de carro alugado, tomaram um avião da ANA para o destino.

Isso virou assunto entre o Ministro da Defesa e o comandante das Forças americanas, Kevin B. Schneider, o qual prometeu investigar. 

Fontes: Ryukyu Shimpo, Okinawa Times, NHK e FNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nos EUA, esquilo testa positivo para peste bubônica

Publicado em 16 de julho de 2020, em Notícias do Mundo

O relato do Colorado ocorre cerca de 1 semana após autoridades na China terem anunciado um caso suspeito de peste bubônica na Mongólia Interior.

Um esquilo-terrestre da Califórnia, comum no oeste dos EUA (banco de imagens PM)

Um esquilo testou positivo para peste bubônica na cidade de Morrison no Colorado, anunciaram autoridades de Saúde Pública do Condado de Jefferson em uma declaração no último fim de semana.

Publicidade

O esquilo, descoberto no sábado (11), é o primeiro caso da peste no Condado de Jefferson, disse a declaração.

Um porta-voz da Saúde Pública do Condado de Jefferson disse à CBS News na terça-feira (14) que uma pessoa em Morrison relatou ter visto pelo menos 15 esquilos mortos na cidade.

Autoridades fizeram o teste em um deles, e visto que deu resultado positivo para peste bubônica, eles acreditam que outros também estão infectados.

Animais domésticos

Em uma declaração, autoridades alertaram que a peste, uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia Pestis, pode ser contraída pelos humanos e animais domésticos. Elas dizem que os humanos podem ser infectados através de picadas de pulga, pela tosse de um animal infectado ou entrando em contato direto com sangue ou tecido de um animal infectado.

Gatos são altamente suscetíveis à peste e podem contraí-la por picadas de pulgas ou de um arranhão ou mordida de um roedor, ou ao consumir a carne dele. Os felinos também podem morrer se não tratados apropriadamente com antibióticos, disseram as autoridades.

Cães não são tão suscetíveis à peste, de acordo com a declaração. Entretanto, eles podem pegar e carregar pulgas infectadas com a peste.

Autoridades alertam aos donos de pets que vivem perto de populações de animais selvagens, ou suspeitam que seus animais de estimação estejam doentes, que consultem um veterinário.

Prevenção e sintomas

Em uma declaração, a Saúde Pública do Condado de Jefferson recomendou várias precauções para se proteger contra a peste, incluindo eliminar fontes de comida e abrigos para animais selvagens, evitar animais selvagens doentes ou mortos e roedores e se consultar com veterinários sobre controle de pulgas e carrapatos.

“O risco de contrair a peste é extremamente baixo desde que precauções sejam tomadas”, disse a declaração.

A declaração disse que sintomas da peste incluem surgimento repentino de febre, calafrios, dor de cabeça, náusea , dor extrema e inchaço dos gânglios linfáticos,  que podem ocorrer dentro de 2 a 7 dias após exposição à bactéria.

O relato do Colorado ocorre cerca de 1 semana após autoridades na China terem anunciado um caso suspeito de peste bubônica na região autônoma da Mongólia Interior.

A Associated Press divulgou que as autoridades no distrito de Bayan Nur elevaram o alerta da peste no início deste mês, ordenando os residentes a não caçarem animais selvagens como marmotas. Elas também pediram a eles que enviassem para tratamento qualquer um que apresentasse febre ou outros sinais possíveis de infecção.

A peste bubônica matou milhões de pessoas durante a Idade Média e surtos ocorrem desde então, incluindo a Grande Peste em Londres nos anos 1600.

Hoje em dia, a peste pode ser letal em até 90% daqueles que são infectados, se não tratada. O CDC disse que antibióticos modernos são eficazes no tratamento.

Fonte: CBS News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!