
Uma aeronave da All Nippon Airways (banco de imagens PM)
As duas principais companhias aéreas do Japão estão cortando voos domésticos novamente em setembro, visto que os aumentos de infecções por coronavírus estão representando um ponto renovado sobre viagens no país.
A All Nippon Airways – ANA disse que reduzirá em 45% seus voos domésticos programados próximo mês. Isso representa um aumento de 20% no número de voos cortados comparados a agosto. Algumas das rotas mais movimentadas, incluindo entre o Aeroporto de Haneda em Tóquio, Osaka e Sapporo, estão entre os afetados.
A Japan Airlines – JAL planeja cortar 43% de seus voos domésticos na primeira metade de setembro. Isso representa uma expansão de 15 pontos percentuais de cancelamentos a partir deste mês.
As duas aéreas eliminaram 80% de seus voos domésticos em maio, quando o estado de emergência estava em vigor por causa da Covid-19. Após o governo ter suspendido a declaração no fim daquele mês, as pessoas começaram a viajar mais e as companhias aéreas flexibilizaram gradualmente seus cancelamentos.
Entretanto, as infecções estão em alta novamente em todo o Japão. Voos domésticos estavam 40% menos cheios durante o geralmente movimentado feriado de Obon em meados de agosto e as aéreas disseram que não estão recebendo muitas reservas para setembro.
Fonte: NHK