As duas principais companhias aéreas do Japão estão cortando voos domésticos novamente em setembro, visto que os aumentos de infecções por coronavírus estão representando um ponto renovado sobre viagens no país.
A All Nippon Airways – ANA disse que reduzirá em 45% seus voos domésticos programados próximo mês. Isso representa um aumento de 20% no número de voos cortados comparados a agosto. Algumas das rotas mais movimentadas, incluindo entre o Aeroporto de Haneda em Tóquio, Osaka e Sapporo, estão entre os afetados.
A Japan Airlines – JAL planeja cortar 43% de seus voos domésticos na primeira metade de setembro. Isso representa uma expansão de 15 pontos percentuais de cancelamentos a partir deste mês.
As duas aéreas eliminaram 80% de seus voos domésticos em maio, quando o estado de emergência estava em vigor por causa da Covid-19. Após o governo ter suspendido a declaração no fim daquele mês, as pessoas começaram a viajar mais e as companhias aéreas flexibilizaram gradualmente seus cancelamentos.
Entretanto, as infecções estão em alta novamente em todo o Japão. Voos domésticos estavam 40% menos cheios durante o geralmente movimentado feriado de Obon em meados de agosto e as aéreas disseram que não estão recebendo muitas reservas para setembro.
Fonte: NHK