Grande diferença na eficiência dos vários tipos de máscara

Pesquisadores de uma universidade de Aichi pesquisaram a eficiência dos 4 tipos de máscara, tanto na inspiração quanto na expiração, com supercomputadores.

Da esq. p/ dir. máscaras de TNT e tecido, face shield e mouse shield

As máscaras passaram a fazer parte do vestuário, um item indispensável para a prevenção do novo coronavírus, e agora, da influenza. 

Publicidade

Com tantos modelos e tipos, a equipe de pesquisa da Universidade de Tecnologia de Toyohashi (Aichi), analisou os níveis de eficiência, tanto para filtrar o que sai da boca e narinas quanto o que se inspira. 

A equipe de pesquisa comparou a quantidade de gotículas produzidas durante uma conversa normal e tosse, com as máscaras de TNT-não tecido, a de tecido e as chamadas de protetor facial (face shield em inglês) e protetor da boca (mouse shield), as mais usadas pelas pessoas, exceto as da área da saúde.

Para a análise mais apurada foram usados os supercomputadores Fugaku, considerados os mais rápidos do mundo.

Imagem cedida para CBC TV, mostra os pontos em vermelho dentro da máscara e partículas em azul e amarelo para fora

A imagem de simulação mostra como ficam as gotículas em caso de tosse. Os pontos vermelhos são as que ficam dentro da máscara e os de outras cores são os que vazam da máscara. 

O tipo que mostrou mais eficiência foi o de TNT, com corte de 80%. A máscara de tecido corta de 66 a 78%, enquanto o protetor facial mostrou corte apenas 20%, enquanto o protetor bucal apenas 10%.

Sem máscara se aspira e expira 100%, enquanto que com as diversas máscaras e protetores os índices de corte de agentes infecciosos são diferentes (CBC TV)

Em relação à aspiração o corte de partículas foi maior também na de TNT, seguida pelas de tecido e uretano. 

Verificou-se também que os aerossóis, partículas finas, emitidos pela respiração, diferentes das gotículas, vaza aos poucos com uma máscara de pano, enquanto dificilmente vaza com uma de TNT.

Aerossóis expelidos com máscara de tecido, à esq., e TNT à dir. (cedida para CBC TV)

Portanto, os pesquisadores concluíram que o uso da máscara não pode evitar 100% do contágio ou da disseminação da infecção, mas é muito melhor do que não usá-la. 

Com essas informações fica mais fácil decidir qual quer usar ou continuar usando.

Fonte: CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Fast Retailing: queda nas vendas pela primeira vez em 17 anos

Publicado em 16 de outubro de 2020, em Economia

A crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus afetou as vendas da indústria da confecção, de um modo geral, gerando prejuízos, mas não da Uniqlo.

Imagem ilustrativa de uma loja Uniqlo (Wikimedia)

De acordo com os resultados financeiros consolidados para o ano fiscal encerrado em agosto deste ano, nos padrões internacionais de contabilidade, anunciados pela Fast Retailing, na quinta-feira (15), houve uma queda de 12,3% do faturamento total. 

Publicidade

Significa o menor em 17 anos, ou seja, desde 2003, fechando com 2,88 trilhões de ienes. O lucro final foi de 90,3 bilhões de ienes, 44% a menos do que no ano anterior. 

Enquanto no mundo as empresas do vestuário casual amargam déficits a dona de uma das mais importantes marcas, a Uniqlo, conseguiu garantir superávit. 

Mesmo em meio a uma situação difícil por causa da pandemia do novo coronavírus, com declaração de situação de emergência e posteriormente os pedidos de restrição para sair, e com fechamento temporário de cerca de 300 lojas, ainda conseguiu superar. 

Tadashi Yanai, CEO, disse que o período de março a maio foi difícil, com queda de visitantes nas lojas. Mas, com o home office houve mudança no consumo e, a partir de junho, o movimento começou a melhorar. 

Em agosto as vendas voltaram à normalidade, com impulso das lojas online. Houve um grande aumento na demanda, explicou. Dentre as marcas, a Uniqlo teve queda no Japão, de 7,6%, enquanto no exterior foi de 17,7%.

A empresa Fast Retailing é dona das marcas Uniqlo, GU, J Brand, Comptoir des Cotonniers, Princesse Tam-Tam e Theory.

Fontes: Yomiuri e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!