Pílula do dia seguinte poderá passar a ser vendida nas farmácias do Japão

Publicado em 8 de outubro de 2020, em Sociedade

O contraceptivo de emergência ainda só pode ser adquirido com prescrição médica mas deverá ser liberado para ser vendido nas farmácias.

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!

Contraceptivo de emergência (imagem fornecida pela Fuji Pharmaceutical)

Para adquirir o contraceptivo de emergência no Japão, conhecido como pílula do dia seguinte, ainda é preciso ter prescrição médica.

Publicidade

Segundo a agência de notícias Kyodo o governo considera autorizar a venda do medicamento composto de levonorgestrel no próximo ano. Tem como objetivo evitar a gravidez indesejada, como da violência sexual, por exemplo. As entidades de apoio às jovens e vítimas de abuso sexual vêm pedindo isso ao governo há muitos anos. 

Segundo apontam as entidades o Japão está atrasado em relação aos 86 países do mundo, tanto da Europa quanto da Ásia, em relação a isso. No Brasil se pode comprar na farmácia, em cartela com 1 ou 2 comprimidos, sem receita médica. O comprimido único tem 1,5mg e se comprar a cartela com 2, a dosagem é a mesma, apenas dividida.

Em japonês é chamado de kinkyu hinin yaku (緊急避妊薬). Esse contraceptivo de emergência deve ser tomado em até 72 horas após a relação sexual. Não se trata de um método abortivo mas sim para inibir a ovulação. Não é eficaz caso o espermatozoide já tenha fecundado o óvulo. 

Contraindicações

Essa pílula é uma bomba de hormônios, por isso, não deve ser usada aleatoriamente. Somente em casos de urgência, pois têm efeitos colaterais, podendo aumentar os riscos de doenças, caso seja ingerida mais de uma vez no mês.

Quem tem doença como lesão hepática grave, está grávida ou amamentando não deve usar. As mulheres com doença cardíaca, hepática ou renal devem evitar. 

Efeitos colaterais

Como todo medicamento esse também pode causar efeitos colaterais como sangramento uterino, dor de cabeça, náusea, mal-estar, fadiga, dor abdominal inferior, tontura ou sonolência.

Fontes: Medical Nikkei e Guia da Farmácia

Poderia avaliar este conteúdo?

Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis! Poderia nos ajudar compartilhando esta página?
Obrigado pela sua opinião! Informaremos os responsáveis para melhorar! Volte sempre!
Palavras-chave neste artigo

Vamos Comentar?

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão
Info para brasileiros de Mie-ken