Pílula do dia seguinte poderá passar a ser vendida nas farmácias do Japão

O contraceptivo de emergência ainda só pode ser adquirido com prescrição médica mas deverá ser liberado para ser vendido nas farmácias.

Contraceptivo de emergência (imagem fornecida pela Fuji Pharmaceutical)

Para adquirir o contraceptivo de emergência no Japão, conhecido como pílula do dia seguinte, ainda é preciso ter prescrição médica.

Publicidade

Segundo a agência de notícias Kyodo o governo considera autorizar a venda do medicamento composto de levonorgestrel no próximo ano. Tem como objetivo evitar a gravidez indesejada, como da violência sexual, por exemplo. As entidades de apoio às jovens e vítimas de abuso sexual vêm pedindo isso ao governo há muitos anos. 

Segundo apontam as entidades o Japão está atrasado em relação aos 86 países do mundo, tanto da Europa quanto da Ásia, em relação a isso. No Brasil se pode comprar na farmácia, em cartela com 1 ou 2 comprimidos, sem receita médica. O comprimido único tem 1,5mg e se comprar a cartela com 2, a dosagem é a mesma, apenas dividida.

Em japonês é chamado de kinkyu hinin yaku (緊急避妊薬). Esse contraceptivo de emergência deve ser tomado em até 72 horas após a relação sexual. Não se trata de um método abortivo mas sim para inibir a ovulação. Não é eficaz caso o espermatozoide já tenha fecundado o óvulo. 

Contraindicações

Essa pílula é uma bomba de hormônios, por isso, não deve ser usada aleatoriamente. Somente em casos de urgência, pois têm efeitos colaterais, podendo aumentar os riscos de doenças, caso seja ingerida mais de uma vez no mês.

Quem tem doença como lesão hepática grave, está grávida ou amamentando não deve usar. As mulheres com doença cardíaca, hepática ou renal devem evitar. 

Efeitos colaterais

Como todo medicamento esse também pode causar efeitos colaterais como sangramento uterino, dor de cabeça, náusea, mal-estar, fadiga, dor abdominal inferior, tontura ou sonolência.

Fontes: Medical Nikkei e Guia da Farmácia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Rússia testa míssil hipersônico com sucesso

Publicado em 8 de outubro de 2020, em Notícias do Mundo

O míssil Tsirkon foi lançado com sucesso e Putin comemorou o lançamento feito um dia antes do seu aniversário.

Míssil hipersônico russo lançado de uma fragata (NHK)

O chefe do Estado-Maior russo divulgou o vídeo na quarta-feira (7) – horário Japão – informando que conseguiu realizar o lançamento bem sucedido e um míssil hipersônico, o qual voou a 8 vezes mais que a velocidade do som, no dia anterior. 

Publicidade

Foi lançado do Mar Branco e atingiu um alvo a 450 quilômetros, no Mar de Barents, em 4 minutos e meio. Pelo vídeo o Tsirkon lançado de uma fragata desapareceu em um instante.

O Tsirkon conseguiu atingir uma velocidade de Mach 8, o que significa mais de 9 mil quilômetros por hora.

Na quarta-feira o presidente da Rússia, Vladimir Vladimirovitch Putin, completou 68 anos. Ao receber o relatório elogiou “é uma grande conquista não apenas para os militares, mas para toda a nação”.

Mísseis que voam a velocidades muito superiores à do som são chamados de armas hipersônicas extremas e, nos últimos anos, o desenvolvimento tem progredido nos Estados Unidos e na China, além da Rússia.

Assista ao vídeo.

https://youtu.be/OWsty__dJWs

Fontes: JNN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!