Na sexta-feira (27) Aichi teve o pior número de testados positivo para o novo coronavírus em um único dia, com 234 pessoas, somando 9.634. O maior número de confirmações foi de Nagoia, com 117.
Não foi diferente para Tóquio, com histórico 570 novos casos, em pessoas de todas as faixas etárias. Nesse ritmo, em breve chega ao cumulativo de 40 mil pessoas. O preocupante é o número de enfermos graves, subindo para 61.
Em Hokkaido o anúncio foi de 252 pessoas infectadas no dia, ultrapassando a casa das 8 mil no total acumulado. O maior número de testados positivo foi em Sapporo, com 142. Por causa disso, até 11 de dezembro os bares e clubes noturnos da capital estão com expediente encurtado. Além disso, há um pedido para que os residentes da capital evitem de sair. Para a população da província a solicitação é de evitar de viajar para outras sem necessidade.
Assim também estão com pedido de encerrar o expediente mais cedo os bares e clubes noturnos de Nagoia, cidade de Osaka e 23 distritos de Tóquio, a partir de sexta-feira, durante 3 semanas. A diferença é que Tóquio e Osaka as casas devem baixar as portas às 22h enquanto em Nagoia e Sapporo, às 21h.
Todas elas estão com pedidos de não viajar para outras províncias sem necessidade, sendo que o governador de Nagoia só pediu para evitar Tóquio e Osaka.
Mas, todas continuam recebendo pessoas de outras províncias.
O governador de Osaka disse que o número de pacientes em estado grave vem aumentando e o sistema médico está sob tensão. Por isso, reiterou ao povo as medidas básicas de prevenção como lavar bem as mãos, fazer gargarejo, usar máscara e evitar aglomerações, exaustivamente durante 2 semanas para conter o avanço da epidemia.
Fontes: CBC TV, Hokkaido Shimbun, News Digest, Nagoya TV e NHK