O governador de Shizuoka, Heita Kawakatsu, fez um pronunciamento na tarde de sexta-feira (27) para informar sobre o quadro da epidemia e também para fazer pedidos à população de toda província.
Com os 58 testados positivo para o novo coronavírus, nesse dia dia, o total cumulativo subiu para 1.478 pessoas infectadas. Desde 18 deste mês os números diários vêm em aumento, especialmente em Hamamatsu e Shizuoka, onde até quinta-feira somaram 491 e 404 pessoas infectadas, respectivamente.
Por isso, o governador elevou o nível de alerta da cidade de Hamamatsu para 5, o máximo, enquanto Shizuoka foi elevado para 4.
3 semanas de cuidado máximo
Disse da fundamental importância de conter os clusters de infecção na província, especialmente nos karaokês, bares e clubes noturnos onde as pessoas não usam máscara. Portanto, pediu para evitar ao máximo de ir a esses locais, pois têm aglomeração e bebida alcoólica que fazem as pessoas falarem mais alto, fatores que contribuem para a disseminação.
Além disso, ao ir a restaurantes e bares, que seja no máximo em 4 pessoas e que mantenham o distanciamento social. Informou que são mais de 35 mil panfletos que estão despachados a esses estabelecimentos com as diretrizes de prevenção, para as quais pede cooperação.
Esse período de cuidado máximo segue até 20 de dezembro.
Evite de viajar para 13 províncias
A taxa de ocupação dos leitos já está chegando a 50%, situação de tensão no sistema médico-hospitalar, explicou.
Outro pedido à população é que evite de viajar para Hokkaido, Miyagi, Ibaraki, Saitama, Chiba, Tóquio, Kanagawa, Aichi, Quioto, Osaka, Hyogo, Nara e Okinawa.
No feriado prolongado solicitou colaboração às empresas na distribuição das folgas para evitar congestionamentos e aglomerações.
Fontes: Shizuoka Shimbun e SUT TV