Feriado: cuidado com ladrões

Os furtos tanto podem ocorrer nos estabelecimentos comerciais que fecham mais cedo, quanto nas residências das famílias que saem de viagem.

Policial orienta morador na instalação de trava na janela, em casa onde já entrou ladrão 3 vezes (Chunichi)

Não são poucos os casos de furto em casas, durante o período de feriado, quando as famílias saem para passeios e viagens. 

Publicidade

Mas também, outro alvo durante a pandemia são os estabelecimentos comerciais que encerram o expediente mais cedo. Por isso, a polícia de Aichi faz um alerta para prevenção. Nos restaurantes e bares recomenda não deixar nenhum dinheiro no caixa, nem mesmo o de troco. 

Colar um adesivo na porta informando 現金を保管していません, na tradução livre “não há dinheiro em espécie em caixa”, pode ajudar. 

De março a junho, quando os estabelecimentos reduziram o horário de expediente, foram 11 ocorrências registradas em Aichi.

Em relação às casas, foram 2,4 mil ocorrências de furtos, de janeiro até o final de novembro. Embora em 40% dos casos houvesse alguém em casa, todo cuidado é pouco. Por isso, mesmo estando em casa, recomenda-se trancar as portas e janelas, depois de ventilar o ambiente.

As recomendações são de instalar pequenas travas nas janelas para fazer o ladrão desistir de entrar. Os dados mostram que eles gostam de agir rápido, por isso, se encontram barreiras, costumam desistir. Além disso, instalar câmeras de segurança também ajudam. Esses malfeitores costumam entrar pelas janelas e alguns até pela porta principal.

Antes de viajar avise os vizinhos para que eles possam ficar de olho caso percebam algum movimento estranho. 

Fontes: Chunichi, CBC TV e Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Número de nascimentos no Japão deve ficar abaixo de 800 mil em 2021

Publicado em 28 de dezembro de 2020, em Sociedade

Há crescente preocupação de que o desastre do coronavírus vai acelerar o declínio da taxa de natalidade.

O número de nascimentos no Japão deve cair para menos de 800 mil, de acordo com estimativas de vários institutos de pesquisa privados, em parte devido a adiamentos para ter filhos como resultado de incerteza sobre o futuro em meio à crise do coronavírus.

Publicidade

Alguns no governo apontaram a possibilidade do número cair para menos de 800 mil e há crescente preocupação de que o desastre do coronavírus vai acelerar o declínio da taxa de natalidade.

Se as estimativas estiverem corretas, o número de nascimentos cairá para menos de 800 mil em apenas 2 anos, após ficar abaixo de 900 mil, a cerca de 865 mil, em 2019.

O número de nascimentos no Japão atingiu o pico durante o primeiro baby boom em 1947-1949, tornando as estimativas menos de um terço dos cerca de 2,7 milhões de nascimentos registrados em 1949.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de notificações de gravidez recebidas por governos locais a nível nacional de mulheres entre janeiro e outubro diminuiu em 5,1% em relação ao mesmo período do ano passasdo.

O Dai-Ichi Life Research Institute estimou que o número de nascimentos em 2021 cairá para 776 mil se o declínio nas notificações de gravidez continuar. O Japan Research Institute, que conduziu uma estimativa similar, colocou o número a 792 mil.

Se a taxa de nascimentos diminuir a um ritmo mais rápido do que o esperado e o impacto for prolongado, isso poderia alterar a estrutura do sistema de seguridade social, em que a população em idade ativa é o principal suporte dos idosos.

Fonte: Yomiuri

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!