Foi constatado que 4 pessoas que desembarcaram no Aeroporto de Haneda (Tóquio) vindas do Brasil estavam infectadas com uma nova variante do coronavírus, disseram autoridades no domingo (10), em meio a um ressurgimento de casos no Japão.
A confirmação ocorre com o a fala do primeiro-ministro Yoshihide Suga, que disse no mesmo dia que o governo levará “poucos dias” antes de julgar se vai expandir para as províncias de Osaka, Quioto e Hyogo o estado de emergência declarado por causa do coronavírus.
O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas – NIID disse que não havia evidência no momento de que a nova variante era altamente contagiosa.
Takaji Wakita, chefe do NIID, disse que a variante apresentou algumas similaridades com aquelas se espalhando no Reino Unido e África do Sul.
O ministério disse que os 4 passageiros, do sexo feminino e masculino, chegaram no Aeroporto de Haneda em 2 de janeiro vindos do Amazonas. Eles testaram positivo após a quarentena do aeroporto.
Dos quatro, um homem na faixa dos 40 anos havia sido hospitalizado porque estava com dificuldades para respirar, uma mulher na faixa dos 30 se queixou de dor na garganta e dor de cabeça e um adolescente apresentou febre. Uma adolescente não tinha sintomas.
Fonte: Mainichi