Carro submerso no tsunami de 2011 acolhe novas vidas

Uma década submerso a cerca de 18 metros abaixo do nível do mar o transformou em um habitat para vida marinha.

Publicidade

No leito marinho perto de um porto em Ofunato, nordeste do Japão, está um carro, assim como o fragmento de um quebra-mar e outros escombros do massivo terremoto e tsunami que devastaram amplas áreas ao longo da costa do Pacífico em março de 2011.

Uma década submerso a cerca de 18 metros abaixo do nível do mar não somente enferrujou o carro, como também o transformou em um habitat para vida marinha, como mergulhadores viram recentemente no local na Baía de Okirai a cerca de 1Km de um estação de trem.

Uma placa foi encontrada na parte inferior do assento do motorista no fim de janeiro e ajudou a identificar o dono do veículo, Yasushi Komatsu, e o carro Golf da Volkswagen.

“Sim, não há erro”, disse Komatsu, de 45 anos, que mora na vizinhança, quando viu imagens do carro tiradas durante os mergulhos. “São rodas customizadas da Volkswagen Motors. Não há dúvida que é meu carro”, disse ele.

Ele disse que estacionou o carro na casa dos pais dele perto da estação de trem na baía quando ocorreu o tsunami, acrescentando que sua própria residência e um outro carro da mesma marca estacionados lá também foram levados pelas águas.

“Eu gostaria de vê-lo, quando o verão chegar. Isso me deixa com os olhos cheios de lágrimas”, disse ele.

Fonte: News and Culture

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Falência de empresas chega a 1.000 na pandemia

Publicado em 5 de fevereiro de 2021, em Economia

Número de falências devido à pandemia chega a 1.000, e situação continua delicada para muitos empresários.

Imagem Ilustrativa

Segundo levantamento da empresa de pesquisa de opinião Teikoku Databank, foram confirmados 1.000 casos de falências de empresas relacionadas à pandemia desde fevereiro do ano passado.

Publicidade

Os ramos que tiveram os maiores números de falências foram:

  • Restaurantes, com 159 falências
  • Empresas de construção, com 85
  • Hotéis e pousadas,  com 78

Por província, Tóquio teve o maior número, 242 empresas fecharam as portas na capital japonesa. Em seguida, Osaka e Kanagawa registraram 99 e 60 falências, respectivamente.

Mensalmente, estão sendo registradas em média 100 falências relacionadas à pandemia do coronavírus. “Com a extensão do estado de emergência, o consumo individual caiu, e os restaurantes e a indústrias de serviços enfrentam uma situação ainda mais severa. As expectativas para os próximos meses não são otimistas, e tememos que os empresários desistam de continuar os negócios”, comenta a Teikoku Databank.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!