Sempre é tempo de realizar o sonho: formanda de 84 anos

Tinha um sonho, o qual abriu mão no passado. Mas, depois de aposentada decidiu-se por ele, dedicando 4 anos de sua vida.

Kimiko, de quimono, ladeada pelo diretor, seus 4 filhos e um genro, na formatura (Yomiuri)

Para Omiya Central High School da província de Saitama, domingo (7), ficará para sempre no histórico. 

Publicidade

Essa data também será lembrada por uma formanda e seus filhos como exemplo de que sempre é possível realizar os sonhos. Kimiko Matsuura, 84 anos, compareceu à cerimônia de formatura vestida elegantemente de quimono.

Sua origem é estrangeira. Veio ao Japão com 5 anos, deixando a sua pátria, Coreia do Sul. Relembra que no passado bem distante abriu mão de estudar o colegial por causa do sonho de se tornar cabeleireira. 

Depois do ginásio decidiu ingressar no curso técnico de cabeleireira em Warabi (Saitama) e também se matriculou no colegial. Mas, acabou desistindo do segundo pela dificuldade em levar os dois. Com o diploma profissional em mãos foi trabalhar e se casou aos 18. 

Para perseguir outro sonho

Conciliou a vida familiar, com 4 filhos, e sua profissão. Aos 30 e poucos anos obteve sua independência como profissional e abriu seu primeiro salão. Com o tempo ampliou para uma rede de 7 casas.

Com pouco mais de 70 anos decidiu fechar os seus salões. Mas, um antigo sonho não saía da sua mente, como um arrependimento. Exatamente aos 80 anos decidiu se matricular no curso à distância da Omiya Central High School, sem falar nada para ninguém. 

Seus dias passaram a ser atarefados com matemática, língua japonesa, história e outras disciplinas. “O conteúdo era diferente do passado, bem mais difícil”, relembra. Mas, entregava os relatórios todos conforme a regra, semanalmente. Uma vez por semana ia à escola para jogar bola com os colegas, todos bem mais jovens que ela. 

Foram dias felizes

Assim, passou 4 anos estudando e interagindo com outros alunos. No dia da formatura todos os seus 4 filhos e um genro foram parabenizar a mãe. “Fiquei surpreso por se formar. Meu respeito e meu orgulho”, declarou um deles, de 55 anos. 

“Com essa pessoa mais experiente aprendi a importância do esforço”, expressou o diretor da escola.

“Estou muito feliz por ter me desafiado. Foram dias felizes”, declarou a formanda. 

Fonte: Yomiuri Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Família real em crise após entrevista explosiva de Harry e Meghan

Publicado em 9 de março de 2021, em Notícias do Mundo

Uma das revelações feita por Meghan foi que a família real britânica manifestou preocupações com a cor da pele de seu filho quando ela estava grávida.

O casal deixou as tarefas reais no ano passado (Youtube/CBS This Morning)

A esposa do príncipe Harry do Reino Unido, Meghan, afirmou que a família real britânica manifestou preocupações com a cor da pele de seu filho quando ela estava grávida.

Publicidade

O casal deu uma entrevista para a mídia nos EUA. Eles deixaram a vida real em tempo integral no mês de março do ano passado, e atualmente vivem nos EUA.

A rede de TV CBS transmitiu a entrevista do duque e da duquesa de Sussex com a apresentadora Oprah Winfrey no domingo (7).

Meghan disse que quando ela estava grávida de seu primeiro filho, Archie, houve discussões dentro da família real. “Temos em paralelo a conversa de que ele não teria segurança, não receberia um título e também preocupações sobre o quão escura poderia ser a pele dele quando nascesse”, disse ela. A mãe de Meghan é negra.

Meghan não revelou os nomes de quaisquer membros da família real.

Ela também disse que a vida dentro da família real era tão isolada e a falta de apoio que ela vivenciou  fez com que ela tivesse pensamentos suicidas.

Harry disse que sua família falhou em mostrar apoio público e que ele estava chateado com seu pai, o príncipe Charles. Ele descartou a sugestão de que ele intencionalmente não havia informado sua avó, a rainha Elizabeth, com antecedência sobre sua decisão de deixar a vida real.

“Nunca quis pegar minha avó de surpresa”, e “ tenho muito respeito por ela”, disse ele.

Quando o casal anunciou sua retirada das tarefas reais no ano passado, a família real divulgou uma declaração da rainha que “Harry, Meghan e Archie sempre serão membros amados de sua família”.

A mídia britânica divulgou repetidamente o que eles descreveram como relações tensas entre o casal e a família real.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!