Floração mais antecipada de sakura em 1,2 mil anos em Quioto aponta mudança climática

O auge de floração da sakura em Quioto neste ano foi em 26 de março, a data mais antecipada em 12 séculos desde o início dos registros.

As belas cerejeiras no rio de Quioto (banco de imagens)

As famosas flores de cerejeira de Quioto atingiram o auge de floração neste ano em 26 de março, a data mais antecipada em 12 séculos desde o início dos registros, de acordo com uma universidade japonesa.

Publicidade

A floração mais antecipada indica mudança climática, disse Yasuyuki Aono, professor de ciência ambiental na Universidade da Província de Osaka, que compilou uma base de dados de registros das plenas florações ao longo dos séculos.

Temperaturas globais em 2020 estavam entre as mais altas em registro e rivalizaram 2016 como o ano mais quente já registrado, de acordo com dados compilados pela Organização Meteorológica Mundial e divulgados em janeiro de 2021.

Registros da Universidade de Osaka incluem documentos de corte da Quioto Imperial, a antiga capital do Japão, assim como diários medievais.

As cerejeiras têm raízes históricas e culturais no Japão, anunciando a primavera e inspirando artistas e poetas ao longo dos séculos.

Cientistas, geralmente, apontam a épocas mais antecipadas de floração de espécies (como cerejeiras) como indicadores de aquecimento global. O registro de Quioto é descrito em um estudo como “provavelmente o registro anual mais longo” de ciclos de vida biológicos de qualquer lugar no mundo.

Fonte: Washsington Post

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produtos e serviços com aumento de preços a partir de abril

Publicado em 1 de abril de 2021, em Economia

Não só as tarifas da energia elétrica e gás vão subir. Empresas fazem revisão para ajuste de preços a partir de abril.

Sanduíche (Mos Burger) e ATM do Lawson (Wikimedia)

A partir de 1.º de abril todas as lojas devem expor os preços dos produtos e serviços já com imposto, como obrigatoriedade da lei.

Publicidade

Independente disso, alguns produtos e serviços terão os preços reajustados, ficando levemente mais caros. 

É o caso da rede de sanduíches Mos Burger. Por causa da mão de obra e dos preços mais elevados das matérias-primas e insumos, o preço do sanduíche para viagem fica mais caro. Se antes custava 370 foi reajustado para 390 ienes. Alguns sanduíches passam a ter acréscimo de 20 a 30 ienes.

A cadeia de casas de lámen Ippudo (一風堂) reduziu o preço de alguns produtos com diferença de 35 ienes. Mas, por conta de aumento das matérias-primas, repassará na porção do macarrão, por exemplo, com 40 ienes a mais.

Os fabricantes de óleo de cozinha também reajustam seus preços, em 30 a 40 ienes a mais, por causa do aumento da soja, matéria-prima para a produção.

Sacar dinheiro fica mais caro

Os aumentos de preços não se limitam aos alimentos. As tarifas de serviço dos caixas eletrônicos em lojas de conveniência também serão alteradas. O Bank of Tokyo-Mitsubishi UFJ e o Sumitomo Mitsui Banking costumavam cobrar 110 ienes pelos saques em caixas eletrônicos da rede Lawson durante o horário comercial nos dias úteis, mas vai passar a cobrar 220 ienes.

O UFJ já cobrava 220 ienes nos caixas eletrônicos Seven-Eleven, mas agora será aplicado nas ATMs do Lawson.

Nos fins de semana e fora do horário de expediente a tarifa custará 330 ienes. 

A partir de maio os consumidores pagarão um pouco mais nas faturas das companhias fornecedoras de gás e energia elétrica (toque aqui para ler a matéria).

Fontes: Tokai TV e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!