Estado de emergência poderá ser estendido

Atualmente são 10 províncias sob essa declaração, sendo que 4 delas já tiveram prorrogação. Será até concluir 50% da vacinação dos idosos?

As províncias em vermelho são as que estão sob o estado de emergência (NHK)

Fontes disseram para o jornal Yomiuri, no domingo (23), que o governo considera estender a declaração do estado de emergência das 9 entre as 10 províncias. 

Publicidade

A única que não será incluída no período de prorrogação é Okinawa, cujo período é entre 23 deste mês a 20 de junho.

Hokkaido, Okayama e Hiroshima foram incluídas para o período entre 16 a 31 deste mês, enquanto Aichi e Fukuoka, desde 12. Os números das últimas semanas indicam que Hokkaido, Fukuoka e Aichi não conseguiram frear a disseminação.

As primeiras 4 a terem declaração foram Tóquio, Osaka, Hyogo e Quioto, desde 25 de abril, as quais já tiveram uma prorrogação. No entanto, os números de novos casos diários de confirmação da infecção pelo coronavírus não foram reduzidos tanto quanto é necessário, principalmente em Tóquio e Osaka.

Infecção explosiva

Sem que o país tenha conseguido frear a infecção explosiva, Katsunobu Kato, Secretário-geral do Gabinete, disse para a NHK que há possibilidade de estender o prazo, possivelmente, alinhando com Okinawa.

Gráfico mostra os números diários desde o começo do ano (News Digest)

“A situação não é de discutir o cancelamento (do estado de emergência) nesta fase”, disse Hirofumi Yoshimura, governador da província de Osaka, no sábado (22). Ele sugere que deveria estender o prazo até terminar a inoculação dos idosos, com previsão de final de julho.

Em relação à vacinação, Kato pediu flexibilidade, na segunda-feira (24), aos governos locais, para que possam iniciar a aplicação das doses nas pessoas com o para que as pessoas com situação médica subjacente, quando 50% dos idosos já tiverem sido vacinados.

Aichi: governador acha inevitável prorrogar

Na segunda-feira, o governador de Aicni, Hideaki Omura, disse que acha inevitável estender o prazo que encerra em 31 deste mês.

Os motivos são convincentes. Um deles é o número de pacientes. Até domingo, com o aumento, passou a ter 1.028 em tratamento. Em 12 deste mês registrou o pior número desta epidemia, de 679 testados positivo, ultrapassando Osaka.

“Falta só uma semana para a expiração, mas a situação (da infecção) é grave”, disse. Informou que discutirá sobre o adiamento com o governo do país.

Províncias com piores índices de x/100 mil habitantes

São 11 as províncias com os piores índices do país, ultrapassando 28 pessoas infectadas a cada 100 mil habitantes, na última semana (números arredondados). 

  1. Okinawa: 84
  2. Hokkaido: 80
  3. Aichi: 51
  4. Hiroshima: 49
  5. Fukuoka: 49
  6. Okayama: 42
  7. Gifu: 34
  8. Osaka: 34
  9. Tóquio: 33
  10. Kumamoto: 31
  11. Quioto: 28 

Gifu e Kumamoto não são alvo do estado de emergência e sim das medidas prioritárias, apesar do elevado índice.

As 11 províncias com piores índices (NHK)

Fontes: NHK, Yomiuri, Chunichi e Gov.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Falta de semicondutores afeta Nissan, Mitsubishi e Suzuki, com redução da produção

Publicado em 24 de maio de 2021, em Economia

Duas das 3 montadoras japonesas informaram que são obrigadas a reduzir a produção, tanto no Japão quanto no exterior.

Logomarca das 3 montadoras (HP)

As 3 montadoras japonesas, Mitsubishi, Nissan e Suzuki, informaram que serão obrigadas a reduzir a produção em junho, por causa da falta de semicondutores.

Publicidade

A Mitsubishi Motors anunciou que o impacto será de diminuição de cerca de 80 mil unidades neste primeiro semestre, das quais cerca de 40 mil estão planejadas para serem suplementadas no segundo semestre.

A redução das plantas de Okazaki (Aichi), Kurashiki (Okayama) e Tailândia chega a 16 mil unidades de veículos em maio. Em junho deverá ser ainda maior, pois além dessas 3 bases, incluirá a Pajero Manufacturing em Sakahogi (Gifu) e Indonésia.

A Nissan Motor também planeja ajustar a produção em três fábricas do país em junho. Serão as plantas de Tochigi, Oppama, em Yokosuka (Kanagawa) e sua subsidiária em Kyushu, situada em Kanda (Fukuoka). 

Estima-se que a escala de cortes de produção em 2021 devido ao impacto da escassez de semicondutores será de cerca de 500 mil unidades. Mas, planeja recuperar a produção de cerca de 250 mil veículos no segundo semestre do ano.

A Suzuki decidiu suspender temporariamente a produção em três fábricas na prefeitura de Shizuoka em junho porque não consegue adquirir peças necessárias em número suficiente devido à escassez global de semicondutores. São as plantas de Makinohara, Iwata e Kosai, todas na província de Shizuoka.

Não incluindo sábados e domingos, a suspensão temporária deverá ser de 3 a 9 dias. Não será a primeira vez, pois no mês passado fez o mesmo. 

Em relação à escassez de semicondutores, a Toyota Motor suspenderá as linhas de produção por até 8 dias em algumas plantas do Japão no mês que vem. 

No mês passado a Subaru paralisou temporariamente uma planta de Gunma por 8 dias  e 10 dias em uma outra nos Estados Unidos.

Fontes: NHK e Traffic News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!