Operadora confirma fumaça em planta nuclear de Shizuoka

Nenhum vazamento de material radioativo fora da planta foi confirmado, disse a operadora, a Chubu Electric Power.

Planta nuclear de Hamaoka, em Omaezaki, está atualmente com as operações suspensas (Wikimedia/E-190)

Alarmes dispararam na planta nuclear de Hamaoka (Shizuoka) nesta terça-feira (17), e a operadora confirmou fumaça dentro de uma unidade, o segundo relato em uma semana na usina que atualmente está com as operações suspensas.

Publicidade

Nenhum vazamento de material radioativo fora da planta foi confirmado, disse a operadora, a Chubu Electric Power, após o incidente por volta das 5h15 na unidade que abriga uma turbina do reator de número 5 da planta.

A instalação alertou um departamento de bombeiros local após um funcionário ter confirmado a fumaça. Entretanto, uma inspeção interna conduzida pelas autoridades de incêndio levou à conclusão que não foi caso de fogo, disse a companhia.

Os alarmes dispararam no segundo e terceiro andares da unidade de 4 pisos com dois níveis subterrâneos, de acordo com a instalação.

Em 12 de agosto, a planta reportou um incêndio em que fumaça emanou de uma fiação elétrica em suas premissas.

A planta de Hamaoka está com as operações suspensas desde maio de 2011, dois meses após o massivo terremoto e tsunami que desencadeou o acidente nuclear de Fukushima, devido a preocupações com a segurança a pedido do então primeiro-ministro Naoto Kan.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Governo decide estender e ampliar estado de emergência e medidas prioritárias

Publicado em 17 de agosto de 2021, em Sociedade

Veja quais são as províncias incluídas sob o estado de emergência e medidas prioritárias, e até quando.

Subcomitê em reunião na manhã de terça-feira (NHK)

O subcomitê do governo, formado por especialistas nas contramedidas à infecção pelo novo coronavírus, em reunião com ministros do governo, na manhã de terça-feira (17), decidiu adicionar províncias ao estado de emergência e às medidas prioritárias, bem como estender o prazo que findaria em 31 deste mês.

Publicidade

O número diário de testados positivo para o novo coronavírus continua elevado, chegando a ultrapassar a casa dos 20 mil em alguns dias. Por isso, é preciso frear essa disseminação, reconhecendo o senso de crise no país. 

Adicionou 7 províncias como alvo da declaração do estado de emergência: Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Quioto, Hyogo e Fukuoka.

Atualmente são Okinawa (desde 23 de maio), Tóquio (desde 12 de julho), Saitama, Chiba, Kanagawa e Osaka, desde 2 de agosto.

Medidas prioritárias

Atualmente estão sob as medidas prioritárias as províncias de Hokkaido, Ishikawa, Quioto, Hyogo e Fukuoka, desde 2 de agosto. A partir de 8 de agosto foram incluídas Fukushima, Ibaraki, Tochigi, Gunma, Shizuoka, Aichi e Kumamoto. As províncias em negrito passam a ficar sob estado de emergência.

Foram adicionadas 10: Miyagi, Yamanashi, Toyama, Gifu, Mie, Okayama, Hiroshima, Kagawa, Ehime e Kagoshima.

O período de aplicação dessas 2 medidas é entre 20 deste mês a 12 de setembro

Ações do governo

Além de reduzir o horário de expediente dos bares e restaurantes que servem bebidas alcoólicas, é preciso reduzir o fluxo das pessoas em locais como shopping centers, cabeleireiros e barbearias, ou escolas de reforço. 

Diante dessa decisão, o Primeiro-Ministro, Yoshihide Suga, fará um pronunciamento após as 21h de terça-feira para oficializar e, novamente, pedir a colaboração da população.

Fontes: Gov., NHK e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!