Aplicação da dose da vacina (Nagoya TV)
Na quarta-feira (25) a Universidade de Medicina Fujita, de Toyoake (Aichi), informou o resultado de uma pesquisa conduzida entre 209 professores e funcionários da instituição, a respeito da eficácia da vacina da Pfizer.
Publicidade
A universidade investigou a quantidade de anticorpos contra o novo coronavírus no sangue desses funcionários que receberam as duas doses da vacina.
Três meses após a primeira dose e 14 dias após a segunda dose, constatou-se que a queda dos anticorpos foi de cerca de ¼ (25%).
“Cerca de 3 meses após a primeira inoculação, uma diminuição relativamente rápida foi observada e, em seguida, diminuiu gradualmente”, explicou o professor PhD Yohei Doi, da sede de contramedidas ao novo coronavírus.
Além disso, ao comparar o valor médio da quantidade de anticorpos por faixa etária e sexo, a mesma diminuição foi observada independentemente desses fatores.
“Isso mostra que a eficácia da vacina pode ter diminuído com o tempo”, avaliou Doi.
Por outro lado, disse que “estudos no exterior mostraram que é efetiva na prevenção do início da Covid-19 e do agravamento mesmo 6 meses após a inoculação”.
Disse que mais pesquisas são necessárias para determinar se isso afeta o efeito.
Fonte: Nagoya TV