Shimane: chuva torrencial e rajadas de vento de 35m/s causam danos

A chuva que só acontece a cada 50 anos, elevação das ondas e tempestade causaram inundações e danos materiais. Há um desaparecido.

Apagão foi uma das consequências (FNN)

Em Matsue (Shimane) as rajadas de vento chegaram a 34,7m/s na manhã de segunda-feira (9), por causa da passagem do tufão de número 9, o Lupit. 

Publicidade

Essa tempestade, mais a chuva torrencial, em Matsue e Izumo, foram as responsáveis pelos apagões, prejuízos na agricultura e nas casas.

Em Izumo, o motorista não conseguia ver sequer uma dezena de metros à frente, pois a chuva era intensa. Ocorreram inundações em 33 estradas da cidade, com interrupções de tráfego. 

As rajadas de vento foram de até 31,6m/s, o equivalente a 112km/h. Por causa disso, casas foram destelhadas e estufas de vinil das plantações de tomate e milho foram destruídas.

O repórter da FNN relatou que nunca tinha visto nada igual. “Parece que um balde de água foi virado sobre a cidade”, disse.

Em Ama o volume da precipitação foi de 200mm em apenas 6 horas e 312mm em 24 horas. Devido a esta chuva forte recorde, o risco de desastres como deslizamentos e inundação dos rios aumentou. Foi dada ordem de evacuação para aproximadamente 132 mil pessoas de 11 cidades, incluindo Hamada, Izumo e Masuda. 

Em Masuda um homem que tentou trazer seu barco de volta se afogou e está desaparecido.

A rodovia na costa de Omisaki, em Matsue, foi interrompida para tráfego porque as pedras usadas para o revestimento – estrutura inclinada na margem do mar – foram jogadas sobre o asfalto, pela força das ondas elevadas, ainda por cima, com a maré alta.

Rodovia com tráfego interrompido por causa das pedras jogadas no asfalto, pelas ondas elevadas (FNN)

Fontes: FNN, ANN e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Veja quais são os melhores aeroportos do mundo

Publicado em 10 de agosto de 2021, em Notícias do Mundo

O Aeroporto de Hamad de Doha superou o de Changi em Singapura neste ano. Veja a lista dos top 10.

Interior do Aeroporto Internacional de Hamada em setembro de 2019 (banco de imagens)

Pela 1ª vez em cerca de uma década, o Aeroporto de Changi em Singapura perdeu seu lugar de topo no ranking anual da Skytrax dos melhores complexos aeroportuários no World Airports Awards.

Publicidade

O Aeroporto Internacional de Hamad de Doha, no Qatar, que vem subindo posições por anos, foi classificado como o número 1 em 2021 na categoria Melhor Aeroporto do Mundo.

A subida do aeroporto de Hamad coincide com o trabalho duro de sua companhia aérea emblemática, a Qatar Airways. O governo do Qatar investiu pesado tanto em sua aérea nacional quanto em seu aeroporto.

Aeroportos na Europa e Ásia dominaram o restante da lista de 2021. O Japão foi votado como o país melhor classificado em geral, com 3 aeroportos nos top 10, incluindo os de Narita e Haneda.

O World Airport Awards é votado por clientes em uma pesquisa global de satisfação de aeroportos conduzida de agosto de 2020 a julho de 2021.

Veja a lista dos 10 melhores na categoria Melhores Aeroportos do Mundo:

  1. Aeroporto de Hamad
  2. Aeroporto de Haneda
  3. Aeroporto de Changi
  4. Aeroporto de Incheon
  5. Aeroporto de Narita
  6. Aeroporto de Munique
  7. Aeroporto de Zurique
  8. Aeroporto Heathrow
  9. Aeroporto de Kansai
  10. Aeroporto de Hong Kong

Outras premiações

Em um ano ainda afetado pela pandemia de coronavírus pode ser difícil classificar aeroportos.

A Skytrax, que é um grupo de consultoria da indústria de companhias aéreas independente sediada no Reino Unido, endereçou essa questão ao criar uma segunda lista para denominar aeroportos que fizeram um bom trabalho ao lidar com novos protocolos de saúde e higiene.

Ao invés de classificá-los, a Skytrax optou por simplesmente reconhecer o bom trabalho feito por 39 aeroportos, listados em ordem alfabética.

Esses incluíram o Fiumicino de Roma, que recebeu o primeiro prêmio de todos “Covid-19 Five Star Airport Rating” da Skytrax no outono passado. O de Haneda em Tóquio também foi premiado com a designação de Aeroporto mais Limpo do Mundo.

Para ver a lista completa dos ganhadores de 2021, acesse o site as Skytrax World Airport tocando aqui.

Fonte: CNN Travel

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!