Por que o casamento da Princesa Mako é tão polêmico?

O namorado que ficou mais de 3 anos nos Estados Unidos retornou ao Japão e está cumprindo quarentena. Em breve, devem anunciar o casamento.

Casal quando anunciou o noivado há mais de 3 anos (NHK)

O namorado da Princesa Mako, Kei Komuro, ambos com 29, retornou de Nova Iorque, Estados Unidos, pela primeira vez em pouco mais de 3 anos, onde esteve estudando Direito na Fordham University e já começou a trabalhar. 

Publicidade

No embarque, a companhia aérea teve a consideração de lhe fazer um upgrade, da classe econômica para a executiva. Desembarcou no Aeroporto de Narita, na tarde de segunda-feira (27), e depois de passar pela alfândega e pelo teste PCR, foi para o apartamento da mãe em Yokohama, cercado de seguranças providenciados pelas polícias de 3 províncias, por causa de mais de uma centena de repórteres e da maioria da população que não aprova o matrimônio com a princesa. Vai cumprir a quarentena de 2 semanas.

Foi severamente criticado pela imprensa por retornar com os cabelos presos em rabo de cavalo, usar uma camisa listrada de azul e sem gravata. Aliás, a mídia japonesa não deixa de comentar qualquer fato sobre esse casamento, desde que o primeiro rumor foi publicado pelo jornal Yomiuri.

Kei Komuro mais magro, com cabelos compridos e presos e sem gravata (NHK)

Mas, por que é tão polêmico?

A Princesa Mako é a filha mais velha de Fumihito, o Príncipe Akishino, irmão do Imperador. Ela e Kei Komuro se conheceram na faculdade, quando tinham 21, namoraram por 5 e realizaram o anúncio do noivado há 4 anos. 

Acabou sendo adiado por causa dos escândalos envolvendo a mãe do noivo. E ele decidiu prosseguir seus estudos nos Estados Unidos, para obter o diploma de formação como advogado e conseguiu.

A mãe dele tinha um noivo, o qual teria emprestado 4 milhões de ienes, os quais não foram devolvidos. Era para bancar a ida do filho aos EUA. Além disso, há suspeita de que ela tenha obtido ilegalmente a pensão do marido que faleceu. Embora o filho tenha se justificado com uma brochura em abril deste ano, parece que nada foi esclarecido. 

O amor da princesa e do então estudante resistiu a tudo isso, mas algo acontece na família dela, que a imprensa não sabe. Renunciou à quantia que se paga quando do casamento, estabelecido na Lei de Economia da Casa Imperial, no valor de 152,5 milhões de ienes para a manutenção do casal. Foi uma atitude sem precedentes, vista como rebeldia por parte dela.

Expectativas

Terminando a quarentena espera-se que os dois anunciem o casamento, ou pode ser que seja só depois da oficialização. Sabe-se que a futura esposa deixará o emprego no final deste mês, da Universidade de Tóquio. 

Com o casamento, a Princesa Mako deixa de ser membro da família imperial e passa a ser uma cidadã comum, a partir da data que oficializarem o matrimônio na prefeitura e obter o koseki. Portanto, deverá obter um passaporte para solicitar o visto de entrada nos Estados Unidos. Ainda não se sabe se será um visto de dependente do marido ou se poderá trabalhar. 

Nas redes sociais as pessoas comentam se com o salário que Kei Komura ganha, conseguirá manter um padrão de vida, no mínimo razoável, para o início de uma vida juntos.

Afinal, ele ainda trabalha como assistente jurídico pois ainda não saiu o resultado do exame da Ordem dos Advogados. Só se saberá em meados de dezembro. Se for aprovado poderá atuar como advogado. 

O futuro marido da princesa precisa embarcar até o final do próximo mês. Enquanto isso, os recém-casados viverão em um apartamento de luxo, por um mês. Ainda não se sabe se será em Akasaka ou Aoyama, em Tóquio.

Há rumores de que vão se casar em 23 de outubro, data do aniversário da princesa. E parece não ser só por causa disso. Em 20 de outubro é o aniversário da avó Michiko, mãe do imperador. 

A princesa, certamente, terá muitos preparativos para viver em Nova Iorque. Ela é estudiosa e pesquisadora, portanto, supõe-se que deverá levar sua biblioteca. Os noticiários de fofoca ainda mencionam que se for levar os belíssimos kimonos e adornos, a mudança será grande, por isso, é preciso um apartamento espaçoso para comportar tudo isso. 

Pontos que a população espera serem esclarecidos

Há pontos obscuros e espera-se que o casal fale sobre eles quando do anúncio do casamento, para tranquilizar a população:

  • Dívida dos 4 milhões feita pela mãe Kayo, com seu ex-noivo
  • Kayo teria recebido ilegalmente a pensão do falecido marido
  • Kayo teria recebido ilegalmente o auxílio-doença e lesões 
  • Plano de reembolso das despesas dos estudos no exterior de Kei Komuro
  • O que vai fazer Kei se não for aprovado no exame da Ordem dos Advogados
  • Quem vai pagar as despesas da moradia provisória do casal 
Fontes: Jishin, Aera Dot, ANN, Friday, Yomiuri, Bunshun, Smart Flash e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tailândia reabrirá mais locais turísticos para viajantes estrangeiros vacinados

Publicado em 28 de setembro de 2021, em Ásia

A Tailândia reabrirá mais destinos turísticos para receber visitantes estrangeiros completamente vacinados a partir de novembro.

Vendedor de pipoca, de máscara, em frente ao shopping Siam Paragon em Bangkok (banco de imagens)

A Tailândia reabrirá mais destinos turísticos, incluindo as cidades de Bangkok e Chiang Mai, para receber visitantes estrangeiros completamente vacinados a partir de 1º de novembro, disse o governo na segunda-feira (27).

Publicidade

Também entre os locais designados em 10 províncias estão as praias gêmeas de Huan Hin e Cham-am, no sudoeste da capital, disse o porta-voz do Centro para Administração da Covid-19 Taweesilp Visanuyothin em uma coletiva de imprensa.

Ele disse que um adicional de 33 províncias consideradas como destinos turísticos e econômicos serão parcialmente reabertas em dezembro e janeiro.

O plano segue a reabertura de sucesso das ilhas de Phuket e Samui em julho.

Taweesilp também anunciou que com início em 1º de outubro, o período de quarentena para visitantes que foram completamente vacinados e que testaram negativo para coronavírus será reduzido de 14 para 7 dias, e para 10 dias aos não vacinados.

Empresários estrangeiros terão permissão para realizar reuniões enquanto em quarentena desde que cumpram com medidas de saúde.

O estado de emergência imposto em março do ano passado será mantido até o fim de novembro, mas haverá um relaxamento a partir do próximo mês incluindo um período reduzido de toque de recolher e extensão de horas para compras em shoppings.

A Tailândia confirmou 10.288 casos de coronavírus na segunda-feira (27), elevando o total para 1.517.926. Com mais 101 mortes, o número de óbitos do país em decorrência da Covid-19 subiu para 16.369.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!