Taro Kono é favorito como próximo primeiro-ministro do Japão

Publicado em 7 de setembro de 2021, em Sociedade

Taro Kono tem muitos fãs entre os mais jovens, com quem ele se comunica através da mídia social.

&nbspTaro Kono é favorito como próximo primeiro-ministro do Japão
Kono, de 58 anos, é graduado na Universidade de Georgetown e fluente em inglês (Wikimedia/ Official website of the Prime Minister’s Office)

O expansivo ministro do gabinete do Japão responsável pelo programa de vacinação, Taro Kono, tem o suporte mais popular para se tornar o próximo líder do país, de acordo com pesquisas de opinião divulgadas na segunda-feira (6), enquanto potenciais candidatos disputam para substituir o atual primeiro-ministro Yoshihide Suga.

Publicidade

Kono, de 58 anos, graduado na Universidade de Georgetown e fluente em inglês, é uma raridade na política japonesa, que é dominada por homens mais velhos.

Ele tem muitos fãs entre os mais jovens, com quem ele se comunica através da mídia social. Kono também atuou como ministro de relações exteriores e da defesa.

O anúncio repentino de Suga na sexta-feira (3) de que ele não irá buscar outro mandato no dominante Partido Liberal Democrático em uma votação no dia 29 de setembro abriu o caminho para uma série de candidatos.

Suga que assumiu o poder há 1 ano, tem enfrentado popularidade em queda pela resposta do governo para combater o vírus, a qual muitos veem como lenta e limitada, e por insistir em sediar as Olimpíadas apesar de oposição disseminada por preocupações com a saúde.

Pesquisa

Uma pesquisa por telefone conduzida nos dias 4 e 5 de setembro e divulgada na segunda-feira pela agência de notícias Kyodo mostrou que cerca de 32% dos 1.071 entrevistados disseram que preferiam Kono como primeiro-ministro, com o ex-ministro da defesa Shigeru Ishiba vindo atrás com 27%.

O ex-ministro de relações exteriores, Fumio Kishida, a única pessoa que anunciou sua candidatura, ficou em terceiro com 19%.

Tanto Kono como Ishiba manifestaram interesse em concorrer, mas não anunciaram suas candidaturas, visto que eles continuam a buscar suporte de legisladores de partido.

A popularidade pública não afeta diretamente a escolha de primeiro-ministro, que é eleito pelo parlamento a partir de candidatos apresentados por vários partidos.

Fonte: Japan Today

Neste Artigo:

Vamos comentar?


.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Produtos Brasileiros no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Empregos no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - Japão