Câncer pode ser detectado através do exame de urina

Pesquisadores de Nagoia descobriram método para diagnóstico do câncer através do exame de urina. Pode ser uma esperança para a medicina.

Através de exame com nano tecnologia, pesquisadores descobriram substância na urina que indica se o paciente tem ou não câncer (CBC TV)

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Nagoia (Aichi) e do Centro Nacional de Pesquisa do Câncer descobriu uma tecnologia que permite detectar o câncer através do exame de urina.

Publicidade

O anúncio foi feito no sábado (16) porque o resultado da pesquisa foi divulgado na revista científica, formato digital, Science Advances, nos Estados Unidos, na tarde de sexta-feira (15), horário local.

A equipe foi liderada pelo pesquisador da Universidade de Nagoia, Yoshinobu Baba. Até então, limitava-se a detectar cerca de 300 tipos da substância chamada micro RNA contido na urina humana. Porém, usando equipamentos especiais com tecnologia de nanofios, a equipe conseguiu obter mais de mil tipos de micro RNA em apenas 1ml de urina humana.

Usando essa tecnologia a equipe de pesquisadores conseguiu detectar o aumento ou a redução do micro RNA em pacientes com câncer. Assim, a equipe constatou que os pacientes com câncer apresentam excessivamente o micro RNA enquanto as pessoas sem câncer, têm uma quantidade bem reduzida.

Os tipos de câncer que podem ser detectados são os de pulmão, pâncreas, fígado, bexiga e próstata.

Essa nova tecnologia traz esperança para a medicina. Eles explicam que existe a possibilidade de se fazer diagnóstico e a identificação do câncer, sem ferir o corpo do paciente para o exame, através da nanosubstância chamada micro RNA.

Fontes: CBC TV e Sankei
Foto: CBC TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Exportações do Japão aumentam com forte demanda da China e EUA

Publicado em 19 de dezembro de 2017, em Economia

Demandas robustas do exterior para carros e equipamentos de fabricação estão ajudando a sustentar a expansão econômica mais longa do país em cerca de 15 anos.

Demandas robustas do exterior para carros e equipamentos de fabricação (imagem ilustrativa)

As exportações do Japão aumentaram 16% no mês novembro em comparação ao ano anterior, conduzidas por demandas robustas do exterior para carros e equipamentos de fabricação que estão ajudando a sustentar a expansão econômica mais longa em mais de 15 anos.

Publicidade

Dados de alfândega divulgados na segunda-feira (18) mostraram o superávit comercial para a terceira maior economia do mundo deslizando 23% em comparação ao anterior, para 113,4 bilhões de ienes ($1 bilhão), no entanto, enquanto as importações aumentaram 17% graças a um aumento na compra de petróleo bruto e gás natural.

As exportações totalizaram 6,92 trilhões de ienes, enquanto as importações chegaram a 6,81 trilhões de ienes, de acordo com dados preliminares.

Uma retomada na exportação da fabricação está ajudando a sustentar a recuperação do Japão, com o crescimento mais forte no envio de veículos, equipamento de geração de energia, computadores, peças para computadores e maquinário para semicondutores.

As exportações para a China aumentaram 25%, ajudando a conduzir um aumento de 20% em exportações para toda a Ásia. Os envios aos Estados Unidos tiveram aumento de 13%, enquanto as exportações para a Europa Ocidental aumentaram 17%, levadas por um crescimento de 27% em exportações para a Alemanha.

A economia japonesa expandiu a um ritmo anual de 2,5% entre julho a setembro, o sétimo trimestre consecutivo de crescimento e o período mais longo de expansão desde 2001.

Fonte: Asahi
Imagem: Bank Image

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!