Inteligências artificiais são grande destaque na maior feira de eletrodomésticos do mundo

Iniciada a “revolução industrial das tecnologias artificiais”: feira de tecnologia mostra um novo horizonte evolutivo.

A CES 2018 (Consumer Electronics Show), a maior feira de eletrodomésticos do mundo, teve início na madrugada de quarta-feira (10), horário japonês, em Las Vegas (EUA). Este ano, as fabricantes de eletrônicos e automóveis perderam espaço para duas gigantes da tecnologia: Amazon e Google. As armas de batalha de ambas foram as inteligências artificiais (AI ou IA) e as parcerias intensas com outras empresas.

Publicidade

Ao contrário da época em que ambas competiam pelo monopólio tecnológico, as IA têm uma grande possibilidade de submergir no coração da sociedade e da indústria. Uma “revolução industrial das IA” está prestes a mudar drasticamente o cenário competitivo.

Google e parcerias econômicas

Google Home, assistente inteligente da empresa (Foto/Reprodução: Google)

“Ei, Google, qual o tempo do meu destino de viagem?”, foi o discurso de abertura da coreana LG. Apresentada como a mais recente tecnologia, a inteligência artificial “Google Assistente” esta instalada em televisão ultrafina. A LG mostrou como comandos de voz conseguem realizar comandos na tela, acessar a Internet e pesquisar pela TV.

Lenovo e Google lançam display em parceria

Scott Huffman, vice-presidente encarregado da Google e convidado especial da coletiva de imprensa, mostrou sua convicção em relação à inteligência artificial. “Relógios, televisões, geladeiras, máquinas de lavar, fornos e até aparelhos de ar-condicionado, qualquer produto de qualquer área podem ser colaboradores”, comentou Huffman.

JBL anuncia três headphones com Google Assistente

A Sony e a Lenovo também apresentaram novos produtos com a assistente do Google. Em 2016 a Google iniciou as vendas de alto-falantes próprios com a assistente inteligente, além de notebooks e smartphones da própria empresa. A Google mostrou uma iniciativa de expansão para produtos de outras empresas na CES.

Amazon em automóveis

Amazon Echo, alto-falante da empresa com assistente Alexa (Foto/Reprodução: Amazon)

A Amazon também possui sua própria assistente pessoal “Alexa” e havia anunciado a utilização do serviço pela Ford Motors e outras 700 empresas em 2017. A IA está se aproximando cada vez mais da fusão com eletrodomésticos e automóveis.

Neste evento a Panasonic divulgou que introduziria a Alexa em equipamentos veiculares. A Toyota também anunciou que a Alexa estará presente em parte dos modelos novos que serão vendidos nos EUA em 2018.

Alexa dará assistência para carros da Toyota

As duas gigantes mostraram notável presença no mercado geral com as IAs, mas as empresas chinesas também estão prosperando.

Made in China

Sengled, speaker e lâmpada inteligente do Baidu, a “Google da China”

“Os EUA estão em primeiro lugar no desenvolvimento de IA, mas a China está encurtando essa distância cada vez mais”, comentou a empresa de pesquisas na Internet Baidu, em coletiva de imprensa. O presidente e diretor de operações (COO) Qi Lu enfatizou diversas vezes a velocidade da China no mercado.

Tanto a Google e Amazon quanto o Baidu nunca haviam sido os protagonistas da CES. Entretanto, a digitalização dos eletrodomésticos está avançando, e esta é uma época em que os softwares serão a chave do sucesso. O incentivo do governo chinês considera o Baidu um jogador que não pode ser ignorado no mercado de IA.

Little Fish VS1, screen inteligente do Baidu

A tecnologia de direção autônoma do Baidu ainda é “prematura” ao ver dos EUA e do Japão. Contudo, as fabricantes de automóveis locais começaram a introduzir o serviço, e não há como negar a possibilidade da empresa se tornar a responsável pela área na China. Caso o número de fabricantes parceiras aumentar e os dados se acumularem, o nível tecnológico aumenta exponencialmente.

Outros jogadores entraram na competição

NVIDIA anuncia sistema de Realidade Aumentada (AR) para auxílio de pilotagem

Mesmo no mercado de hardwares, a luta por clientes é intensa. A gigante de GPU (semicondutores de processamento de imagens) NVIDIA anunciou um sistema de semicondutores de alto processamento para aumentar as funcionalidades de direção autônoma e IA. Aproximadamente 320 automobilísticas se tornarão parceiras da NVIDIA.

A Intel divulgou parceria com a Shanghai Automotive Industry Corporation (SAIC), empresa automotiva chinesa, no campo de direção autônoma e de construção de estúdios de gravação de imagens tridimensionais.

Intel apresenta carro voador para o mundo na CES

Os jogadores da competição digital perderam os limites de nacionalidades e tipos de negócios. Mas e o Japão? A previsão indicava que o país ofereceria diversos méritos para empresas e consumidores, porém há o risco da potência cair para o grupo dos “outros”, que são encarregadas pela montagem de produtos.

A CES reflete a realidade comentada pelo diretor Akio Toyoda, da Toyota, que muitas empresas japonesas estão enfrentado: “Uma competição de vida ou morte.”

Fonte: Nikkei Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Funcionária do conselho da educação morreu após trabalhar 125 horas extras

Publicado em 12 de janeiro de 2018, em Sociedade

Em 5 de janeiro, a mulher desmaiou enquanto trabalhava e foi levada ao hospital onde morreu 3 dias depois. Em dezembro, ela havia acumulado 125 horas extras de trabalho.

Atualmente o conselho educacional está investigando uma possível ligação entre a morte da funcionária e sua carga de trabalho (News 24/reprodução)

Uma mulher de aproximadamente 40 anos atribuída ao conselho da educação provincial de Niigata desmaiou perto de sua mesa após ter feito 125 horas extras no mês passado – bem além da “linha de morte por excesso de trabalho” de 100 horas definidas pelo governo – e morreu três dias depois, soube o jornal Mainichi.

Publicidade

De acordo com o Conselho da Educação da Província de Niigata, por volta de meio-dia de 5 de janeiro, a mulher começou a perder os sentidos quando estava em seu lugar trabalhando no prédio do governo provincial e foi levada às pressas para o hospital.

Ela morreu em decorrência de uma hemorragia subaracnóidea – sangramento entre as membranas no cérebro – três dias depois. Ela acumulou 125 horas extras em dezembro de 2017, bem além da linha de perigo de 100 horas definidas pelo governo. Atualmente o conselho educacional está investigando uma possível ligação entre a morte da funcionária e sua carga de trabalho.

A mulher pertencia à divisão da educação do ensino médio e era responsável por inscrições de bolsas de estudo e triagem. Em 4 de janeiro, ela havia saído do prédio do governo provincial após as 23h.

Enquanto ela não havia consultado ninguém sobre sua condição de saúde, sua média de horas extras entre abril e dezembro do ano passado excedeu 70 horas por mês, registrando 99 horas em novembro e 125 em dezembro, então se consultou com uma enfermeira de saúde pública no mês passado em acordo com as regras internas do governo provincial.

“Ainda não sabemos a relação entre seu trabalho e sua morte, mas não há dúvidas de que ela trabalhou muitas horas extras. Gostaria de melhorar as condições de trabalho para evitar que isso aconteça novamente no futuro”, disse o governador de Niigata, Ryuichi Yoneyama, durante uma conferência de imprensa em 10 de janeiro.

Fonte: Mainichi
Imagem: News 24

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!