Hayabusa 2 suspende aterrissagem em asteroide

Hayabusa 2 suspende segunda aterrissagem no asteroide “Ryugu” após detectar anormalidade. Saiba mais.

Publicidade

No mês passado, pela primeira vez na história, uma espaçonave conseguiu criar uma cratera artificial de 10m em um asteroide. Esse acontecimento foi feito pelo Hayabusa 2, que colidiu um bloco de metal no asteroide “Ryugu”.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) pretendia aterrissar a aeronave dentro da cratera ou nos arredores pela segunda vez e coletar rochas de asteroide. Nesta quinta-feira, 16, a agência planejava realizar a aterrissagem. Para isso, o Hayabusa 2 iria descer até uma altitude de 10m do asteroide, analisar a superfície e lançar um “marcador” para auxiliar na terrissagem.

Contudo, por volta das 11h, o Hayabusa 2 suspendeu automaticamente a descida quando estava a 50m de altitude. Agora, a espaçonave está se elevando para a posição onde originalmente estava, a 20km da superfície. Devido a isso, as observações e o lançamento do marcador foram adiados.

A JAXA analisou as ondas de rádio do Hayabusa 2 e verificou que não havia problemas. O Hayabusa 2 estava programado para cancelar a descida e iniciar os procedimentos de elevação no caso de detecção de alguma anormalidade. Atualmente, a JAXA está investigando o motivo.

O período para realizar a segunda aterrissagem é até o fim de julho. A JAXA tinha planos de realizar até 3 vezes a aproximação do Hayabusa 2 ao asteroide e coletar rochas da superfície. Caso demore muito para o esclarecimento do problema, isso pode gerar atrasos nos próximos planejamentos.

Fonte: NHK News

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Planta perigosa encontrada em Nagoia

Publicado em 16 de maio de 2019, em Sociedade

Se encontrá-la a recomendação é não tocar, cuidar para não se sentar no gramado e não deixar crianças e pets brincarem com ela.

Planta nativa da América do Sul (Imagens das prefeituras de Nobeoka e Hamamatsu)

Apesar de a planta não ser venenosa, seus espinhos pequenos podem ferir a pessoa que tentar retirar pedaços que grudam no solado dos calçados ou pneu da bicicleta.

Publicidade

O nome dessa planta considerada perigosa é Soliva sessilis, originária da América do Sul. Em japonês, é chamada de メリケントキンソウ, lê-se merikentokinso.

É rasteira, chegando a altura de 5cm, de folhagem verde com tom vívido, cujas flores despontam em maio e junho. Normalmente estão escondidas nos gramados dos parques.

Por isso, é preciso tomar cuidado para não andar com os pés descalços, sentar-se sem conferir o chão e não deixar que crianças pequenas e pets brinquem com elas. Pois, seus espinhos minúsculos de 2mm podem ferir.

As sementes no solado devem ser retiradas com uma pinça para não se ferir (Pref. Hamamatsu)

Na quarta-feira (15), uma equipe fez o trabalho de remoção da Soliva sessilis do Parque Kasadera, em Minami-ku, Nagoia (Aichi), depois de encontrada no dia 7 deste mês.

Já foi avistada em outros parques e a administração da cidade pede para não tocá-las, especialmente nas suas sementes com espinhos.

Também foi encontrada em outras cidades como Toyohashi (Aichi), Nobeoka (Miyazaki) e Hamamatsu (Shizuoka) no passado.

Pessoas removem essa planta perigosa do parque de Nagoia (CTV)

Fontes: CTV e prefeituras de Toyohashi e Hamamatsu 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!